BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto filho Miguel Bordin, até
então presbítero incardinado à Diocese do Pilar, eleito Bispo titular
de Hipona e auxiliar
da Diocese do Pilar, saúde, paz e bênção apostólica.
da Diocese do Pilar, saúde, paz e bênção apostólica.
A Igreja, fiel à missão recebida de Cristo Senhor, não cessa de cuidar com solicitude paterna do Povo de Deus que lhe foi confiado, para que, em cada Igreja particular, resplandeça com vigor renovado o anúncio do Evangelho e se fortaleça a comunhão entre pastores e fiéis.
O ministério do Bispo, como sucessor dos Apóstolos, é sinal visível de unidade e serviço, chamado a confirmar os irmãos na fé e a acompanhar com proximidade pastoral as comunidades, sobretudo num tempo marcado por rápidas transformações culturais e novos espaços de encontro e evangelização.
Considerando, portanto, as necessidades pastorais da ..., e depois de ouvir atentamente os Dicastérios competentes da Sé Apostólica, julgamos oportuno associar ao seu governo episcopal um novo colaborador, dotado das qualidades requeridas para tão nobre encargo.
Tu, dileto filho, foste tido como apto para o exercício do ministério episcopal, em virtude de tua vida sacerdotal, de tua prudência pastoral e de tua dedicação ao serviço do Evangelho. Por isso, em virtude da autoridade apostólica que nos foi confiada, te nomeamos e te constituímos Bispo Auxiliar da Diocese do Pilar, atribuindo-te o título episcopal de Hipona, com todos os direitos e deveres previstos pelo direito canônico.
A ordenação episcopal, pela qual receberás a plenitude do Sacramento da Ordem, será celebrada segundo as normas da Igreja, pela imposição de minhas mãos na Basílica Papal de São João de Latrão no dia 22 de Fevereiro deste Ano Corrente, precedida da profissão de fé e do juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores.
Confiamos-te, com afeto paternal, à ação do Espírito Santo, para que, enriquecido com Seus dons, exerças o ministério que te é confiado com sabedoria, firmeza de fé e caridade pastoral, servindo o Povo de Deus com coração de pastor.
Colocamos teu ministério sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que, sustentado por sua intercessão materna, perseveres com alegria e esperança no caminho do serviço episcopal.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die V mensis II, Anno MMXXVI – primo Pontificatus nostri.

