A Igreja, enviada por Cristo a anunciar o Evangelho a todas as nações, exerce com constante zelo o cuidado pastoral sobre o Povo de Deus, a fim de que, nas diversas Igrejas particulares, floresçam a fé viva, a comunhão fraterna e o testemunho autêntico da caridade.
O ministério episcopal, como continuidade da missão apostólica, é serviço de unidade e proximidade, chamado a sustentar os fiéis na esperança e a conduzi-los com discernimento evangélico, especialmente em tempos marcados por profundas mudanças culturais e novos desafios à evangelização.
Tendo em vista, portanto, as exigências pastorais da Diocese de Minas, e após madura reflexão e consulta aos Dicastérios competentes da Sé Apostólica, julgamos oportuno associar ao seu governo um novo colaborador no episcopado.
E tu, dileto filho, foste considerado idôneo para assumir tão elevado ministério, em razão de tua vida sacerdotal, de tua integridade de costumes e de tua dedicação ao serviço do Evangelho. Assim, pela autoridade apostólica que nos foi confiada, te nomeamos e te constituímos Bispo Coadjuntor da Diocese de Minas, conferindo-te o título episcopal de Cartago, com todos os direitos e deveres que o direito canônico estabelece para este ofício.
A ordenação episcopal, pela imposição de nossas mãos, pela qual serás admitido à plenitude do Sacramento da Ordem, terá lugar na Catedral de Roma, no dia 22 do mês de Fevereiro do Ano Corrente, segundo as normas litúrgicas da Igreja, precedida da profissão de fé e do juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores.
Elevamos, com afeto paternal, nossas preces ao Espírito Santo, para que te enriqueça com Seus dons de sabedoria, fortaleza e caridade pastoral, a fim de que exerças o ministério confiado com zelo apostólico, espírito de serviço e coração de pai.
Confiamos teu caminho episcopal à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que, sob sua proteção materna, perseveres com fidelidade e alegria na missão que o Senhor agora te confia.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die V mensis II, Anno MMXXVI – primo Pontificatus nostri.

