Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

ANUÁRIO PONTÍFICIO |


PRÆSENTATIO
PONTIFICALIS ANNUS

Em Minecraft, que é um reflexo da grandeza da Igreja na realidade, temos o "Exemplo de São Pedro" em Gregório I e Pio I, que, inspirados pelo Espírito Santo, fundaram e lideraram esta Cátedra Minecraftiana. Após Gregório I, além de Pio I, outros 38 homens seguiram, buscando pastorear e fortalecer a Igreja. No entanto, a Igreja também viu muitos homens motivados pela sede de poder e pelo desejo de angariar fundos e prestígio, manchando a imagem pura e casta de nossa Igreja no Minecraft, como Pio II e Mariano I.

No entanto, o Papa Bento VI, no Concílio Vaticano III, desejando conceder à Igreja o conhecimento de sua história, redigiu e aprovou o primeiro Anuário Pontifício da Santa Sé. Apesar de grandes esforços, esta lista continha vários erros na estrutura e na forma de apresentação ao clero. Portanto, no último Sínodo dos Bispos, os padres sinodais acharam necessário reformular o Anuário Pontifício de maneira precisa e verdadeira. Bento VII encomendou a reforma do anuário, atualizando informações e organizando-as por períodos e datas específicas. No entanto, mesmo neste segundo anuário, ocorreram erros de datas, nomes e ordem de pontificados, além da falta dos anos de 2022 e 2023.

Dessa forma, o Arquivo Apostólico Vaticano, sob a liderança do seu Prefeito, Sua Eminência o Cardeal Henrique Gänswein, viu a necessidade de uma nova reforma e atualização, corrigindo os erros e incluindo nomes, novos pontificados e eventos.

Assim, após o Sumo Pontífice, Paulo II, reconhecer a legitimidade e qualidade do resultado apresentado, a terceira edição do anuário foi tornada pública, juntamente com as renovações aplicadas.

A história é a "mestra da vida", e esperamos que, por meio dela, apresentada em parte neste anuário, possamos preservar nosso passado e usá-lo como base para construir um futuro melhor no presente.

 Henrique Card. GÄNSWEIN
Prefeito

—————————————————————

PONTIFICALIS ANNUS
COMMUNITAS CATHOLICA MINECRAFTENSIS

2 0 1 5

A Comunidade Católica - brasileira - de Minecraft foi fundada em 22 de fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro, do Ano da Encarnação de 2015, pelos Srs. Fr. Evaldo Júnior, PODP e João Pedro Dutra. A comunidade e seu fundadores, em primeiro momento, se instalaram em Worldcraft, um aplicativo semelhante a Minecraft, porém gratuito e de fácil manuseio. A Evaldo e João Pedro, uniram-se outros rapazes e moças que, através do impulso missionário que nos convidava o Papa Francisco, desejavam que a Igreja alcançasse toda a sociedade e várias realidades, animados pela máxima paulina de "restaurar todas as coisas em Cristo", tinham a intenção de evangelizar através da ferramenta virtual, local onde muitos jovens se concentravam. Dentre eles, membros deste primeiro núcleo, vale nomear e destacar: Franciele Sepúlveda, Victoria Elis Regina Barrionuevo, Vitor Floriano Vogel, André Vital, Matheus Parcio e Lucas Antônio.

Em 08 de março, ocorreu em simples reunião de membros a escolha de Evaldo Júnior, um dos fundadores, como o primeiro líder da Igreja. Na ocasião, ele adotou o nome de Gregório, em homenagem a São Gregório Magno, sexagésimo quarto Papa da Igreja Católica e fiel pastor. Foi entronizado em solene liturgia na Basílica primitiva de São Pedro em Worldcraft, aos 18 de março, por ocasião da festa de outro grande santo, Cirilo de Jerusalém. Seu pontificado transcorreu com significativo avanço na estruturação da primeira célula clerical. Gregório nomeou dois Bispos, Matheus Parcio e Lucas Antônio. Foi no seu pontificado que foi erigida oficialmente a Ordem dos Arautos do Evangelho, no mês de abril, na quarta-feira da Semana Santa. Gregório nomeou como primeiro superior masculino o Monsenhor André Vital e a primeira superiora do Ramo feminino, Irmã Franciele Sepúlveda. Seu pontificado terminou no dia 25 de maio, por ocasião de sua renúncia. Retornando ao estado de Cardeal, convocou a eleição de seu sucessor, que se deu a 3 de junho.

Após duas votações acirradas, foi eleito em 3 de junho para suceder ao Papa Gregório, João Pedro Dutra, que adotou o nome de Pio. O Papa Pio foi entronizado em solene liturgia no dia 11 de junho, na festa de São Barnabé Apóstolo, na Basílica de São João de Latrão. Pio deu continuidade aos trabalhos já iniciados por Gregório. Incentivou a organização do mapa e construções dos recintos de oração do clero. Foi em seu pontificado que houve a regulamentação das vestes eclesiásticas, bem como a criação da primeira Diocese em 22 de junho, sufragânea a Roma, chamada de Leiria-Fátima. Confiada aos Arautos do Evangelho por conta de sua sólida devoção a Nossa Senhora de Fátima, seu primeiro Bispo foi André Vital. Após uma série de desentendimentos, Pio renunciou ao trono pontifício pouco antes de um mês, aos 28 de junho. Após a renúncia, converteu-se a uma seita messiânica asiática e posteriormente ao candomblé. O Concílio Ecumênico Vaticano IV deu a ele o título de Antipapa, dada sua perda de fé.

Alguns dias após a renúncia de Pio, aos 3 de julho, foi eleito novamente para ocupar a liderança do clero Evaldo Júnior, que adotou o nome de Bento. Sua entronização se deu no domingo, dia 12 de julho, no átrio da Praça de São Pedro no Vaticano. Bento deu continuidade aos trabalhos já iniciados tanto no pontificado de Gregório quanto no de Pio. A partir de seu pontificado, passou-se a utilizar aplicativos de voz para a realização das celebrações litúrgicas. É no pontificado de Bento que acontece a primeira reforma litúrgica e aprovação de textos para a liturgia, baseados no amplo magistério do clero virtual do Habbo. Após um pontificado transcorrido em paz e com significativos avanços na vida da Igreja, aconteceu em 25 de setembro a renúncia de Bento.

Sete dias após a renúncia, em 1º de outubro, aconteceu nas dependências do Vaticano o quarto Conclave da história da Igreja. Para liderar o grupo, foi eleito o Cardeal Lucas Rodrigues, que adotou o nome de Antônio. O Papa Antônio foi entronizado em solene liturgia aos 12 dias de outubro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida, na Basílica de São Pedro. Em seu pontificado, Papa Antônio trouxe inúmeras novidades. Foi a partir dele que a sede do clero se instalou definitivamente no aplicativo Minecraft, dada a facilidade em obter o aplicativo pirateado, até então desconhecido para muitos. Foram criadas as redes sociais do clero, que facilitaram a divulgação do estilo de apostolado, como também se abriram novas oportunidades de evangelização. Antônio contou com o apoio do Cardeal Marcos Andrade, de venerável memória, grande incentivador da ação catequética e missionária da Igreja. Apesar de ter havido grande impulso evangelizador por um período bem abrangente, houve um período longo de inquietação e de marasmo na comunidade, trazendo desânimo aos membros. Tentando evitar um fim drástico para a comunidade, em 7 de dezembro, os cardeais liderados por Dom Evaldo Júnior e Dom Marcos Andrade destronaram o Papa Antônio, alegando que o Papa se mostrou indiferente à situação do clero e se posicionou contrário ao progresso da comunidade.

Com Antônio exilado do grupo, para sucedê-lo, foi eleito no dia 08 de dezembro o Cardeal Matheus Parcio, que adotou o nome de Inocêncio. Inocêncio foi entronizado no dia 15 de dezembro na Basílica de São Paulo fora dos Muros. O Pontificado de Inocêncio foi marcado, assim como seus antecessores, por um tempo de tranquilidade e avanços notórios. Amigo das artes e insigne provedor das mudanças arquitetônicas, Inocêncio foi grande promotor do embelezamento dos prédios do Vaticano, como também de diversas igrejas do clero. Em seu pontificado, a Diocese de Leiria-Fátima foi suprimida, e Roma retornou a ser o centro do poder e do exercício dos ministérios em toda a Igreja. Inocêncio foi o primeiro pontífice a deixar-se gravar pelas câmeras do recém-fundado Centro Televisivo Vaticano, o qual foi insigne incentivador. Para infelicidade do pontífice, mais uma vez a comunidade ingressou em um tempo de fatídica falta de esforços para seu crescimento e manutenção. Jogando a culpa em Inocêncio, um grupo de clérigos iniciou uma reforma que se concluiu com o primeiro grande cisma da Igreja de Minecraft, que destronou o Papa Inocêncio em 22 de janeiro de 2016 e dividiu a comunidade sob a férula do Cardeal Marcos Andrade, que adotou o nome de Gregório II, e sob a férula do Cardeal Evaldo, que adotou o nome de Clemente.

2 0 1 6

O Pontificado do Papa Clemente, que ascendeu ao trono por ocasião do grande cisma, iniciou com solene celebração em 31 de janeiro, festa de São João Bosco. Assim como seus predecessores, foi um grande promotor da unidade e formação dos católicos que pertenciam ao seu grupo. No entanto, devido à pressão e às constantes divergências que surgiram sobre sua legitimidade na cátedra petrina, renunciou, dando lugar ao Cardeal Hugo Ribeiro, que foi eleito papa em seguida e se impôs com o nome de Pio II.

O Pontificado de Pio II também foi marcado pelas grandes mazelas da divisão do primeiro grande cisma, mas sua atuação, assim como a de seus predecessores, foi de grande valia para o desenvolvimento e organização do estado clerical. Foram convocados um sínodo e iniciados os preparativos para a celebração de um concílio. No entanto, os escândalos de sexualidade e o Lobby Gay acabaram ofuscando o grande brilhantismo desses acontecimentos, culminando na renúncia do Papa a pedido do Colégio de Cardeais.

Logo após a renúncia de Pio II, em um período de constante incerteza, foi eleito para liderar a Igreja o Cardeal Vitor Floriano Vogel, que se impôs como Papa Gregório III. Seu pontificado deu continuidade às reformas propostas por seu antecessor Pio II, sendo marcado por profundas mudanças na estrutura do clero e em suas leis. Para realizar tais feitos, foi dado continuidade aos trabalhos do Sínodo convocado por Pio II, por meio do qual se unificou os dois aplicativos WorldCraft e Minecraft como vias de trabalho para o clero. Isso colocou a Cátedra do Bispo de Roma em WorldCraft, com São João de Latrão, em memória e consideração pelo trabalho feito pelos fundadores inicialmente neste aplicativo, e o Vaticano em Minecraft. Foi o Papa que realizou a transição entre os anos 2016 e 2017. Dois meses após ascender ao trono de Pedro, foi diagnosticado com um tumor no cérebro, renunciando assim por motivos de saúde fragilizada.

2 0 1 7

Foi eleito para suceder o Papa Gregório III o Cardeal Emanuel Marques, que se impôs com o nome de Mariano. Seu pontificado transcorreu durante os meses da Era Gregoriana, gozando de grande atividade na vida clerical e avanços significativos na edificação de cidades, paróquias e vilas. A Igreja estabilizava-se com um número bom de vocações e clérigos ativos. Após alguns meses de pontificado, foi descoberto seu envolvimento com o Lobby Gay, que anteriormente havia destronado o Papa Pio II. Houve o vazamento de conversas com clérigos e fotos íntimas que acabaram por ofuscar e posteriormente encerrar esse pontificado, assim como a Era Gregoriana. Para sucedê-lo, foi eleito em 6 de junho de 2017 o Cardeal Denílson Souza, que se impôs com o nome de Bento II, sendo entronizado em solene Missa em 10 de junho do mesmo mês.

Já como Cardeal, Denílson foi um grande revolucionário, e como Papa deu continuidade aos seus esforços por um clero mais aberto e consciente de sua missão. Ajudou na modernização e organização das comunidades Diocesanas. Convocou e presidiu o Concílio Lateranense I e o grande primeiro Sínodo dos Bispos que reuniu as duas comunidades de Minecraft pela primeira vez, e em dois anos trouxe novamente a paz entre os cleros. O mesmo veio a desfalecer de suas forças e deixou o governo da Igreja.

Em 7 de outubro do mesmo ano corrente, foi eleito o Cardeal Raphael Nery, que se impôs o nome de Mariano II. Foi entronizado em solene celebração em 18 de outubro do mesmo mês e ano. Apaixonado pela ação missionária, este pontífice promoveu inicialmente na Igreja uma grande revolução. No entanto, ao decorrer de seu governo, a chama foi se apagando, e muitas pessoas deixaram de atuar no clero, forçando assim o mesmo a renunciar, culminando igualmente com o fechamento do clero por inatividade em 13 de novembro de 2017.

No mesmo ano, um mês após o fechamento do clero e um extenso período em vacância, Evaldo Júnior, um dos fundadores, reuniu novamente um pequeno grupo, e em 12 de dezembro foram novamente iniciados os trabalhos do clero. Foi eleito para o pastoreio da Igreja em 13 de dezembro, Dom Lucas Fernandes, que se impôs o nome de Antônio II. Antônio protagonizou o menor pontificado da Sé de Minecraft, que durou 17 dias, chegando ao fim em 29 do mesmo mês. Para sucedê-lo, foi eleito papa o Cardeal Evaldo Junior, que se impôs o nome de Cirilo. No início de seu pontificado, já realizou a drástica mudança da Sede do clero, transferindo as atividades da comunidade católica para o aplicativo Roblox, tendo em vista as facilidades de interação que o aplicativo proporcionava. Lá o clero teve considerável crescimento em número e participação, e não houve mudanças eclesiásticas notáveis, sendo um período de estabilidade nas leis e no exercício das diversas funções. Foi ele quem realizou a transição entre os anos de 2017 e 2018.

2 0 1 8   -   2 0 1 9

Após o fim do Pontificado do Papa Cirilo e a saída de Evaldo Júnior do clero, os acervos históricos do Vaticano perderam seus registros e, infelizmente, as notas a respeito dos pontificados de muitos papas e a história da Igreja não foram transcritas. Muitos fatos históricos do ano inteiro de 2018 e metade do ano de 2019 foram perdidos. O que se sabe a respeito desta época, além da lista dos papas reinantes, é o fato do encerramento do grande cisma iniciado em 2016 e a união entre todas as fragmentadas comunidades de Minecraft. Reinaram neste período não documentado os Papas: Gregório IVJoão Paulo IBento IIILeão ICalistoBento IVPio IIIClemente IIJoão Paulo IILeão IIAmbrósioBento VGregório V e João Paulo III. Nota-se, pelo número grande de papas no período de 1 ano e meio, grave instabilidade nas atividades do clero, causada pelos exaustivos e inúmeros esforços por parte dos pontífices para animar e reanimar a comunidade. Neste período, teve início as comemorações pelo quinto aniversário do Clero, e João Paulo III declarou o primeiro ano Santo da História da Igreja, marcando o início das festividades com a abertura das portas Santas que culminariam posteriormente em 3 de julho de 2020 com o fim do Ano Santo dos cinco anos do clero. Em 27 de julho, com o retorno de Evaldo Júnior à comunidade de Minecraft, ocorreu sua terceira eleição para ocupar a Cátedra de Pedro, na qual se impôs com o nome de Bento VI. Seu pontificado entrou para os anais da história e proporcionou um período proveitoso para a Sé de Minecraft. Seu governo realizou grandes conquistas promovendo a formação intelectual dos clérigos em vários âmbitos da religiosidade e da cultura. Presenciou-se um grande crescimento e estabilidade na vida clerical com a abertura dos servidores. Neste período, fundou-se as Igrejas Metropolitanas de Belém e Olinda e Recife. Transcorrida a primeira era Beneditina e segunda época áurea do clero, em 20 de novembro de 2019, Bento VI renunciou ao governo pontifício visando o melhor aproveitamento de seu período de Noviciado na realidade.

Para sucedê-lo, foi eleito o Cardeal Júlio Sarto, que se impôs o nome de Mariano III. Impossibilitado de governar a Igreja, devido às responsabilidades que assumira em sua família religiosa naquele período, igualmente teve que abrir espaço para que outros presidissem a Igreja, tão necessitada da presença de um pastor. Protagonizou o segundo menor pontificado da Igreja, tendo reinado apenas 33 dias. Reinaram posteriormente ao seu governo, na transição dos anos de 2019-2020, sem aparentes e concretos registros históricos os Papas: João Paulo IVPaulo IJoão Paulo V.

2 0 2 0   -   2 0 2 1

Depois deste período sem registros históricos, porém de estabilidade e trabalhos, em 10 de março, foi reconduzido pela quarta vez ao trono de Pedro o Cardeal Evaldo Junior, que se impôs o nome de Gregório VI. Com sua experiência no governo e trato com a Cúria Romana, levou a comunidade católica de Minecraft a um de seus períodos mais estáveis que se pôde observar em cinco anos de trabalhos. Consolidou as relações diplomáticas com cleros virtuais, obtendo o reconhecimento do clero do Habbo, e também de sua sucessão apostólica por parte do Papa João Paulo VII. Na conjuntura mundial, a humanidade sofria com a grande crise e o amplo e rápido infectar do SarsCov-19. A crise do Covid-19 assolou o Brasil, matando diariamente um número recorde de pessoas, e perpetrando uma crise nos governos a nível mundial. O mundo parou, porém o clero de Minecraft foi bastante beneficiado, pois devido ao confinamento das pessoas em casa, a vida clerical se tornou potencialmente mais ativa. Em seu governo, foi suprimida a Arquidiocese de Olinda e Recife, e foram abertas as Igrejas Metropolitanas de São Salvador da Bahia, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba, consolidando um vasto campo de atuação somando juntamente com a já existente Igreja Metropolitana de Belém. Foi em seu governo igualmente que surgiram os servidores com amplo acolhimento de jogadores, e realizou-se a mais ampla campanha de evangelização virtual, com a confecção de material audiovisual. O mesmo convocou o Concílio Ecumênico Vaticano III que reuniu inúmeras personalidades e marcou as comemorações do quinto aniversário da fundação do clero. Também em seu governo foram perpetrados dois cismas encabeçados respectivamente pelo Bispo Eduardo Silvista e pelo Cardeal Otávio Sousa Silva. O final de seu pontificado foi marcado pelo início de uma grande perseguição e guerra entre os cleros, protagonizando assim o período mais traumático da história da Igreja. As perseguições foram perpetradas pelo espalhar de mentiras no Facebook, a incitação à violência virtual destruindo igrejas e explodindo servidores inteiros com TNT's. Os trágicos eventos e essa situação que cada vez mais se agravava levaram o Papa Gregório IV em 10 de julho a renunciar.

Para sucedê-lo foi pela segunda vez reconduzido à cátedra do apóstolo o Cardeal Júlio Sarto, que se impôs o nome de Mariano IV. Seu governo foi marcado igualmente pelo martírio que assolava toda a Igreja devido aos constantes ataques aos templos e servidores perpetrados pelos clérigos do cisma. Tantos foram os problemas causados pela guerra dos cleros e segunda grande divisão da Igreja, que o clero foi desanimando e enfraquecendo. Em seu governo aconteceu a grande primavera oriental, que animou bastante os clérigos com a abertura respectivamente do Patriarcado Latino de Jerusalém e da Custódia da Terra Santa. No seu governo também foram adquiridos os servidores intitulados Roma Eterna, com uma cópia exata da cidade de Roma do século III. Muitas foram as peregrinações que foram realizadas com grande entusiasmo e fervor aos locais sagrados, como Basílica do Santo Sepulcro, Basílica de Santa Sofia, Convento do Santíssimo Redentor e a Basílica da Anunciação. O mesmo foi quem dedicou a Basílica do Santo Sepulcro em solene Liturgia em 14 de setembro. Em seu pontificado aconteceu a reconciliação com o cisma de Eduardo Silvista. Nos últimos dias de seu pontificado aconteceu a grande crise dos servidores. Após uma série de ataques, Roma ordenou o fechamento de todos os servidores da Santa Sé. Tal ataque resultou na destruição em massa de diversas igrejas, e que, fatidicamente, após alguns dias, culminou na renúncia de Mariano IV.

Foi eleito em 20 de outubro do corrente ano para sucedê-lo, o Cardeal Vitor Souza, que se impôs o nome de Francisco. No início de seu governo, Francisco deu fim à grande guerra e à segunda maior divisão dos cleros, acolhendo a comunidade Otaviana e concedendo o perdão pontifício ao Cardeal Otávio Sousa Silva. Tal ação desagradou profundamente tanto ao Papa Emérito Gregório IV quanto ao Papa Emérito Mariano IV, que viveram os horrores da crise e ainda estavam profundamente inflamados e com o coração inquieto. Os mesmos abandonaram a Sé de Minecraft e realizaram forte propaganda contra o governo de Francisco, o que culminou em 24 de dezembro com a criação de outro cisma, e a separação oficial dos ditos pontífices eméritos, bem como suas respectivas excomunhões. O governo do papa Francisco foi profundamente marcado pela serenidade e espírito progressista de sua pessoa, que conduziu a barca da Igreja e remodelou sua ação evangelizadora. Aconteceu em seu período uma grande reforma na cúria, que culminou na inserção e no protagonismo das classes mais humildes do baixo clero na vida e ação da Igreja. Muitos foram os prodigiosos clérigos que se destacaram, neste período, assumindo a condução das Arquidioceses e altos cargos da cúria romana, de forma que a estrutura e os esquemas de poder que existiam nos pontificados anteriores foram totalmente desfeitos, dando lugar a uma atuação renovada e jovem. Na história recente da Igreja, seu pontificado é igualado aos grandes pontificados que o precederam, sendo uma era marcada por uma grande renovação eclesiástica, cultural e espiritual. O Pontificado de Francisco, um dos maiores da história da Igreja, teve fim no dia 23 de agosto de 2021.

Para suceder Francisco, foi eleito o Cardeal Ademir Tadeu, eleito em 26 de agosto do ano de 2021, que se impôs o nome de Bento VII. Seu Pontificado foi proveitoso em algumas questões para a comunidade. Um dos seus feitos durante o Pontificado foi a reabertura da Diocese de Roma e o Sínodo dos Bispos, que resolveu alguns problemas da época. Com sua experiência na vida pastoral, houve uma estabilidade na Sé. Alguns meses após sua eleição, já no ano de 2022, Ademir Tadeu adentrou para o seminário, para formação sacerdotal, ficando assim, impossibilitado de exercer seus ofícios como Pontífice da Igreja. Convocou, então, no dia 18 do mês de janeiro, um Consistório Ordinário Público, para anunciar sua renúncia do ministério petrino, que consumou-se às 23h do mesmo dia, ficando assim, em Sé vacante.

2 0 2 2   -   2 0 2 3

Após um processo legal e deliberações em congregações gerais que se desenrolaram ao longo de dois dias, em 21 de janeiro, o Cardeal Henrique Gänswein foi eleito como sucessor do Papa Bento VII, impondo-se o nome de Pio IV. Este conclave se destacou como um dos mais rápidos da história da Igreja. Fora entronizado em solene celebração aos 5 dias de fevereiro. Sob o seu notável pontificado, observou-se um período de notável estabilidade na comunidade.

Pio IV se destacou como um visionário na concepção e elaboração do II Concílio de Latrão, projetado com vistas ao futuro e à eficaz organização da comunidade. Além das realizações conciliares, o seu pontificado foi notável pela promoção da dignidade litúrgica e por reformas substanciais nos Sagrados Colégios. Não obstante, seu pontificado se evidenciou pela abertura do Cabido de São Pedro, criado com o propósito de incentivar a oração das Horas Divinas. Pio nutria uma constante aspiração de ver a comunidade católica imersa na oração e, incansavelmente, trabalhou para concretizar esse nobre ideal.

O Papa Pio, devido às demandas de sua ocupação na realidade, após alguns meses de pontificado, deixa o papado em 30 de junho do mesmo ano.

Para suceder o Papa Pio IV, foi eleito para a cátedra petrina o Cardeal Ryan Dias, que havia sido secretário particular do Papa Gänswein durante todo o seu ministério. Ele se impôs o nome de João, sendo o primeiro a o portar, e foi entronizado solenemente em 27 de julho, memória de santa Mônica. Sua eleição ocorreu em 11 de julho do mesmo ano, após três dias de intensas votações e indecisões no Colégio Cardinalício, sendo um dos conclaves mais demorados da história.

Durante o pontificado de João, a comunidade viveu períodos de oscilação entre altos e baixos, mas nunca se deixou abater. Seu papado foi marcado por um período de solidez e tranquilidade, foi sempre muito humilde e solícito para com o povo. Foi um homem dedicado aos documentos, sendo marcado por profundas mudanças na estrutura do clero e em suas leis, e, aqui, ressalta-se o Conselho Papal, que muito o ajudou no processo de organizar a comunidade. Também convocou o Concílio idealizado por seu predecessor, Pio IV, e nomeou o Cardeal Henrique Gänswein, de venerável memória, como presidente do Sagrado Concílio de Latrão, que o dirigiu em seu nome. Outro evento importante, de insigne lembrança, durante seu pontificado foi a anulação e condenação do chamado Concílio Josefino.

O pontificado também foi marcado pelo cisma de alguns bispos e padres da época, onde a busca ociosa por poder os consumiram, e rebelaram-se contra a Igreja e o pontífice, criando uma espécie de cisma indefinido e atacando constantemente a comunidade. Durante o Concílio, foram solenemente admoestados para que não retornassem à comunidade. Foi um período turbulento, mas que não abalou a comunidade.

Na busca pelo pontificado mais longo da história da Igreja, João, por motivos de estudos na realidade, não conseguiu alcançar esse feito, mas seu papado fora um dos mais duradouros da história de Minecraft, ficando atrás apenas de Francisco em tempo de permanência na cátedra de Pedro. O Papa João faleceu em 11 de abril do ano seguinte, em 2023, completando nove meses de pontificado.

Atualmente conduz a Igreja presente em Minecraft o Papa João Paulo VI, que fora eleito a 22 de Junho deste mesmo ano.


—————————————————————


INDEX OFFICIALIS
PONTIFICES ECCLESIÆ MINECRAFTIANÆ

I. Gregório I - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo] - (Magno);
II. Pio I - [Dom Pedro Cardeal Dutra] (Antipapa);
III. Bento I - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo];
IV. Antônio I - [Dom Lucas Cardeal Rodriguez];
V. Inocêncio I - [Dom Matheus Cardeal Parcio]; (Magno)
VI. Gregório II [Dom Marcos Cardeal Andrade];
VII. Clemente I - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo];
VIII. Pio II - [Dom Hugo Cardeal Ribeiro];
VIX. Gregório III [Dom Vitor Cardeal Vogel] (Magno);
X. Mariano I - [Dom Emanuel Cardeal Marques];
XI. Bento II - [Dom Denílson Cardeal Souza] (Magno);
XII. Mariano II - [Dom Raphael Cardeal Nery];
XIII. Antônio II - [Dom Lucas Cardeal Rodriguez];
XIV. Cirilo - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo];
XV. Gregório IV - [Dom Juan Pablo Cardeal Marchon] (Antipapa);
XVI. João Paulo I - [Dom Jonny Cardeal Salles];
XVII. Bento III - [Dom Uelintom Cardeal Santos];
XVIII. Leão I - [Dom Dannylo Cardeal Oliveira];
XIX. Calisto - [Dom João Paulo Cardeal Soares];
XX. Bento IV - [Dom Otávio Cardeal Sousa];
XXI. Pio III - [Dom Juan Pablo Cardeal Marchon] (Antipapa);
XXII. Clemente II - [Dom Eduardo Cardeal Guimarães];
XXIII. João Paulo II - [Dom Artur Cardeal Tavares];
XXIV. Leão II - [Dom Wagner Cardeal Macedo];
XXV. Bento V - [Dom David Cardeal Pinheiro];
XXVI. Ambrósio - [Dom João Paulo Cardeal Soares];
XXVII. Gregório V - [Dom Otávio Cardeal Silva];
XXVIII. João Paulo III - [Dom Henrique Cardeal Santos];
XXIX. Bento VI - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo];
XXX. Mariano III - [Dom Júlio Cardeal Sarto];
XXXI. João Paulo IV - [Dom Otávio Cardeal Sousa];
XXXII. Paulo I - [Dom David Cardeal Pinheiro];
XXXIII. João Paulo V - [Dom Ademir Cardeal Tadeu];
XXXIV. Gregório VI - [Dom Evaldo Cardeal Habsburgo];
XXXV. Mariano IV - [Dom Júlio Cardeal Sarto];
XXXVI. Francisco [Dom Victor Cardeal Souza];
XXXVII. Bento VII [Dom Ademir Cardeal Tadeu];
XXXVIII. Pio IV [Dom Henrique Cardeal Gänswein];
XXXIX. João [Dom Ryan Cardeal Alcântara] (Magno);
XL. Paulo II [Dom Pietro Cardeal Ferraz].
XLI. João Paulo VI [Dom João Carlos Cardeal Vitali]

—————————————————————


TESTIFICATIO
INDEX OFFICIALIS

Esta é a única lista legítima e oficial de pontífices reinantes da Santa Igreja Romana em Minecraft.

Até a presente data, já assumiram o papado um total de quarenta e um (41) pontífices.

Esta lista deve ser amplamente divulgada e servirá como parte integrante dos registros documentais da Santa Sé.