ao dileto irmão João Pedro dos Passos, até então
Bispo auxiliar da Diocese de Nossa Senhora da
Assunção Paulista, eleito Bispo Diocesano dessa
mesma Diocese, Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
A Igreja de Cristo, sustentada pelo Espírito do Senhor e edificada sobre o firme fundamento dos Apóstolos, requer em cada tempo pastores diligentes e prudentes, capazes de conduzir o Povo Santo de Deus com fidelidade doutrinal, ardor evangelizador e espírito de caridade pastoral.
Considerando a necessidade de prover um novo Pastor à Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista, que, vacante por renúncia de nosso venerável irmão Antônio Chiavi, aguarda um Bispo idôneo para guiá-la com sabedoria e firmeza na fé, voltamos nosso olhar a quem, dentro dessa mesma Igreja particular, já demonstrou fidelidade ao Evangelho e dedicação ao rebanho de Cristo.
Sobressaem-se, assim, os vossos méritos, dileto irmão, que, exercendo o ofício de Bispo Auxiliar da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista, se distinguiu pela profunda vida espiritual, prudência pastoral, zelo missionário e sincero amor ao povo confiado ao seu ministério.
Por isso, após ouvir o parecer do Dicastério para os Bispos e ponderar cuidadosamente suas qualidades, pela autoridade apostólica que exercemos como Sucessor do Bem-Aventurado Pedro, te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista, com todos os direitos, deveres e faculdades que o Direito Canônico confere aos legítimos Ordinários.
Exortamos o eleito a continuar servindo com a generosidade própria da espiritualidade inaciana, discernindo em tudo a vontade de Deus, guiando o clero com solicitude fraterna, fortalecendo as comunidades de vida consagrada e animando os fiéis leigos a viver com renovado ardor o compromisso missionário desta Diocese.
Confiamos seu ministério à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título da Assunção, padroeira desta Diocese; e à intercessão de Santo Inácio de Loyola, para que sejas sempre pastor segundo o coração de Cristo, conduzindo esta amada Igreja particular na unidade, na fé e na caridade.


