ao venerável irmão Erick Breno Bergoglio,
até então Bispo auxiliar da Diocese de Minas, eleito
Bispo Coadjutor dessa mesma Diocese, Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
O fiel Povo de Deus da Diocese de Minas, enriquecido com longa história de fé, caridade e firmeza evangélica, requer neste tempo presente o constante acompanhamento de Pastores que, unidos na mesma solicitude, favoreçam a harmonia pastoral, a reta administração e o contínuo anúncio do Evangelho de Cristo.
Considerando que o dileto irmão, até agora Bispo Auxiliar da mesma Diocese, se distinguiu pela prudência pastoral, firmeza doutrinal, temperança no governo, espírito de comunhão e zelo pela liturgia e pelos pobres, e querendo prover às necessidades futuras daquela Igreja particular, julgamos oportuno conferir-lhe cargo mais pleno no governo pastoral.
Por isso, atendendo ao parecer do Dicastério para os Bispos e ao beneplácito do atual Ordinário Diocesano, pela autoridade apostólica que exercemos como Sucessor de Pedro, vos NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo Coadjutor da Diocese de Minas, com todas as faculdades e direitos que o direito reconhece ao Coadjutor, inclusive o de sucessão automática, segundo as normas do Código de Direito Canônico.
Dispomos que, emitida esta Nossa Letra, o nomeado tome posse canônica do ofício junto ao atual Bispo Diocesano, conforme prescrito pelo sagrado direito, e desempenhe seu ministério em sincera colaboração, no vínculo da caridade e da obediência, para edificação da Igreja de Cristo.
Confiamos o novo Coadjutor à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e do glorioso São Pedro Apóstolo, para que, sustentado pela graça divina, exerça seu ministério com sabedoria, fortaleza e espírito de serviço.


