ao dileto irmão Victor Kernicki Scognamiglio, até
então Bispo auxiliar da Diocese do Grão-Pará,
eleito Bispo Diocesano dessa mesma Diocese,
Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
A missão que o Senhor confiou à sua Igreja, para que conduza todas as nações à verdade do Evangelho, requer pastores firmes na fé, serenos na prudência e generosos na caridade, capazes de guiar o rebanho de Cristo em meio às alegrias e desafios de cada tempo.
Considerando a situação pastoral da Diocese do Grão-Pará, que por legítimo motivo encontra-se vacante, e a necessidade de prover-lhe com brevidade um novo Pastor que a governe com espírito de serviço e zelo missionário, voltamos nosso pensamento a ti, dileto irmão, que, nesta mesma Igreja particular, já tem exercido com fidelidade suas responsabilidades episcopais, onde demonstrou prudência pastoral, dedicação à evangelização, fidelidade ao Magistério e sincero amor ao povo confiado ao seu cuidado.
Assim, ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, e pela autoridade apostólica que exercemos como Sucessor do Bem-aventurado Pedro, te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo da Diocese do Grão-Pará, com todos os direitos, deveres e faculdades que o Direito Canônico atribui aos legítimos Ordinários.
Exortamos o eleito a continuar seu ministério com a humildade e o ardor missionário que caracterizam sua vida, guiando o clero com caridade fraterna, sustentando as comunidades de vida consagrada e animando os fiéis leigos a viverem com renovado entusiasmo a fé recebida, de modo que a Diocese do Grão-Pará cresça na santidade e no testemunho do Evangelho.
Confiamos seu ministério à proteção da Bem-aventurada Virgem Maria de Nazaré, para que, conduzindo esta amada Igreja particular, faça resplandecer sempre diante do mundo a luz de Cristo.


