ao venerável irmão Júlio Hoffman Ferraz Sarto,
Decano do Colégio dos Cardeais, eleito Bispo
Diocesano de Manaus, saúde e Bênção Apostólica.
Desde os tempos apostólicos, o Senhor, Bom Pastor, provê à sua Igreja Pastores que, à semelhança de Cristo, guiem com sabedoria e amor o povo a eles confiado. A Igreja de Manaus, insigne na história e na missão evangelizadora da Amazônia, herdeira de longa tradição missionária e chamada, em nossos dias, a testemunhar o Evangelho em meio aos desafios de sua região, necessitava de um Pastor sólido na fé, prudente no governo e ardoroso na caridade.
Dirigindo, pois, nosso olhar à tua pessoa, venerável irmão, encontramos em ti virtudes e méritos que te recomendam de modo especial. Tua experiência no serviço da Sé Apostólica e os diversos trabalhos já exercidos, tornam clara a tua fidelidade à Igreja de Cristo e o teu zelo pelo bem do povo de Deus.
Por isso, com a autoridade apostólica que nos foi confiada, nomeamos-te e constituímos-te Bispo Diocesano de Manaus, confiando-te o governo pleno desta amada Diocese, com todos os direitos e obrigações que o direito canônico estabelece.
E, considerando a tua dignidade na Igreja universal e os relevantes serviços prestados à Sé de Pedro, conservamos-te, ad personam, a dignidade arquiepiscopal, para que a memória do teu trabalho na Cúria Romana e no Colégio Cardinalício permaneça inseparável do novo encargo que agora assumis.
Desejamos, venerável irmão, que, sustentado pela intercessão de nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, e fortalecido pelo testemunho dos santos missionários que lançaram as sementes da fé na Amazônia, sejas entre os teus fiéis presença paterna, guia prudente e sinal da misericórdia do Senhor.
Que a luz do Espírito Santo te conduza no anúncio da Palavra, na celebração dos divinos mistérios e na edificação da comunhão eclesial, para que o povo confiado aos teus cuidados encontre em ti verdadeiro Pastor segundo o Coração de Cristo.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die vicesimo quinto mensis Augusti, anno Sancto Iubilaei bis millesimo vicesimo quinto, Peregrini Spei, primo Pontificatus Nostri.
BENEDICTUS PP. VIII
† Henricus A. GÄNSWEINArchiepiscopus T. Urbis Salviae