ao venerável irmão Henrique Azevedo Gänswein,
até o momento Arcebispo titular de Urbs Salvia e Administrador Apostólico da Diocese de Cuiabá,
eleito Bispo Diocesano da mesma Diocese,
saúde e Bênção Apostólica.
A Igreja particular de Cuiabá, confiada temporariamente aos teus cuidados como Administrador Apostólico, experimentou, no tempo do teu serviço, o zelo pastoral, a prudência e a firmeza de fé que caracterizam o ministério episcopal exercido em comunhão com esta Sé Apostólica.
Agora, considerando o bem espiritual dos fiéis desta Diocese e a necessidade de um Pastor estável, acolhendo o parecer do Dicastério para os Bispos, com a nossa autoridade apostólica nomeamos-te e constituímos-te Bispo Diocesano de Cuiabá confiando-te de modo pleno o governo pastoral desta Igreja.
Ao mesmo tempo, conservamos-te, ad personam, o título e a dignidade arquiepiscopal, como sinal de reconhecimento pelo teu serviço prestado à Cúria Romana e à Igreja universal.
Invocamos sobre ti a proteção de nossa Senhora do Bom Despacho e de todos os Santos, para que, guiado pela graça do Espírito Santo, continues a apascentar com fé viva, esperança firme e caridade ardente o povo que te é confiado.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die vicesimo quinto mensis Augusti, anno Sancto Iubilaei bis millesimo vicesimo quinto, Peregrini Spei, primo Pontificatus Nostri.
BENEDICTUS PP. VIII