Ao dileto filho Diogo Eugênio Ferretti, da Ordem
dos Frades Menores, eleito Bispo titular de
Remesiana e auxiliar da Prelazia de Belém
do Pará, saúde, paz e bênção apostólica.
O apóstolo Pedro, a quem nosso Senhor confiou as chaves do Reino dos Céus, foi chamado a confirmar seus irmãos na fé e a guiar a Igreja com sabedoria e amor. Na sucessão apostólica, esta mesma missão continua sendo transmitida por meio do ministério episcopal, como serviço ao povo de Deus e como sinal da unidade no Corpo de Cristo.
Nós, portanto, na qualidade de representantes do Sucessor de Pedro, desejamos prover com solicitude às necessidades pastorais da Prelazia de Belém do Pará, uma porção amada da Igreja enriquecida pela fé viva de seu povo e pelo ardor missionário que exige constante zelo apostólico.
Deste modo, após amadurecida reflexão, acolhendo o parecer do Dicastério para os Bispos e considerando as necessidades desta Prelazia, julgamos por bem elevar ao grau do episcopado o reverendíssimo Monsenhor Diogo Eugênio Ferretti, da Ordem dos Frades Menores, que com fervor evangélico tem servido a Deus e à Igreja em espírito de humildade e obediência, e que atualmente exerce o ofício de superior em sua Ordem. Reconhecido por sua sólida formação e pastoral, bem como por sua capacidade de liderança e dedicação ao Povo de Deus, confiamos que será um pastor fiel e generoso, especialmente no apoio à missão do bispo Prelado.
Portanto, em virtude de nossa autoridade apostólica, nomeamo-lo Bispo titular de Remesiana e auxiliar da Prelazia de Belém do Pará, conferindo-lhe todas as dignidades, faculdades, deveres e obrigações que são próprios dessa ordem.
Determinamos que a sua ordenação episcopal seja realizada no dia 29 de dezembro de 2024, data da Festa da Sagrada Família, a ser presidida por nós na Arquibasílica do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista em Latrão, a Igreja Mãe de todas as Igrejas. Deverão ser observadas rigorosamente todas as normas canônicas e litúrgicas pertinentes, devendo, antes da cerimônia, ser prestado o devido juramento de fidelidade a esta Sé Apostólica.
A ti, dileto filho, agora chamado a servir ao Povo de Deus no episcopado, exortamos que assuma este ministério com fidelidade à herança espiritual de são Francisco de Assis, vivendo com simplicidade, amor e espírito missionário, sempre pronto a dar a vida pelas ovelhas a ti confiadas (cf. Jo 10,11). Que permaneças firme na oração, diligente no ensino e incansável na caridade, conduzindo o rebanho do Senhor às fontes da verdadeira esperança e vida eterna.
Sem mais, confiamos sua nova missão ao amparo maternal da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Anjos, e à intercessão de São Francisco de Assis, que soube abraçar a cruz de Cristo e iluminar o mundo com o Evangelho da paz. Encorajamos o clero, os religiosos e os fiéis da Prelazia de Belém do Pará a acolherem seu novo Bispo auxiliar com alegria e gratidão, certos de que o Senhor não deixa faltar pastores segundo o seu coração (cf. Jr 3,15).
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dezoito dias do mês de dezembro, do ano do Senhor de 2024, primeiro de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinPraeses Pontificia Commissio de Textibus et Archivis Pontificiis