Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Bula de Nomeação Episcopal | Mons. Jonathan Batista Godoy


CLEMENS EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI.

AD PERPETVAM REI MEMORIAM.

Ao dileto filho Jonathan Batista Godoy, até então
Vigário geral da Arquidiocese Metropolitana de São
Salvador da Bahia, Primaz do Brasileleito Bispo
titular de Valabria e auxiliar de São Sebastião
do Rio de Janeirosaúde, paz
e bênção apostólica.

Na sucessão apostólica, o Senhor, em sua infinita providência, escolhe aqueles que, com coração humilde e ardorosa dedicação, assumem o ministério de pastorear o rebanho de Cristo. A Igreja, sempre atenta às necessidades de suas comunidades, busca, por meio de seus pastores, conduzir o povo de Deus ao encontro com Cristo e ao crescimento na fé, na esperança e na caridade.

Considerando as exigências pastorais da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, rica em história e fervor na fé, entendemos ser necessário prover-lhe um novo Bispo auxiliar para colaborar com o venerável irmão Antônio Ferraz Chiavi, Arcebispo metropolitano, na missão de evangelização e cuidado pastoral desta numerosa e extensa porção do povo de Deus.

Depois de consultar o Dicastério para os Bispos e discernir atentamente sobre as necessidades desta Arquidiocese e as qualidades e aptidões que adornam o reverendíssimo Monsenhor Jonathan Batista Godoy, homem de profunda piedade, sólida formação teológica e notável zelo pastoral, decidimos nomeá-lo para tal ofício, confiando que ele será um fiel colaborador no governo pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Portanto, no uso de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te Bispo titular de Valabria e auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, conferindo-lhe todas as dignidades, faculdades, deveres e obrigações que são próprios dessa ordem e concedendo-lhe a plenitude do Sacramento da Ordem e confiando-lhe a missão de ser sinal de comunhão e testemunha do Evangelho nesta grande cidade, que é chamada a ser luz para a nação.

Determinamos que sua ordenação episcopal se realize no dia 29 de dezembro de 2024, na Arquibasílica do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista em Latrão, onde, com a graça de Deus, nós lhe conferiremos o ministério episcopal, sendo observadas rigorosamente todas as normas canônicas e litúrgicas pertinentes, devendo, antes da cerimônia, ser prestado o devido juramento de fidelidade a esta Sé Apostólica.

A ti, dileto filho, confiamos este novo ofício com grande esperança. Exortamo-lo a ser, à imagem de Cristo, o Bom Pastor, que conhece, ama e cuida de suas ovelhas, especialmente dos pobres e aflitos. Que seu ministério seja marcado pela humildade, pela proximidade e pela incansável dedicação ao anúncio do Evangelho, promovendo a unidade do povo de Deus e fortalecendo a fé desta Igreja particular.

Sem mais, confiamos seu episcopado à proteção de São Sebastião, mártir intrépido e padroeiro do Rio de Janeiro, e à intercessão amorosa de nossa Senhora da Penha, para que eles o acompanhem em todos os momentos desta nova missão. Que o clero, os religiosos e todos os fiéis acolham com alegria e espírito fraterno o novo Bispo auxiliar.

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dezoito dias do mês de dezembro, do ano do Senhor de 2024, primeiro de nosso Pontificado.



Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs



 Henrique A. Gänswein
Praeses Pontificia Commissio de Textibus et Archivis Pontificiis