CLEMENS EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI.
Aos diletos irmãos bispos, chamados a contribuir com a Igreja do Senhor nas mais diversas circunscrições de nossa Igreja, saúde, paz e bênção no Senhor.
De Roma, da cátedra apostólica de Pedro, que por providência Divina recebemos, volvemos nossos olhares e nossa atenção à toda Igreja de Cristo, subsistente em nossa realidade de Minecraft. E não desejando deixar sem os devidos pastores cada porção do Povo de Deus que constitui uma Igreja Particular, acolhemos de bom grado o pedido dos padres metropolitas e diocesanos, que desejam contar com a ajuda de um Bispo auxiliar no árduo trabalho de pastoreio de sua grei.
Por isso, tendo ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos e da Nunciatura Apostólica para o Brasil, usando de nossa autoridade nomeamos e constituímos o que se segue:
I. Arquidiocese Metropolitana de Manaus:Bispos auxiliares: Dom Miguel Diniz Steiner e Dom Klynio José Santos.II. Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza:Bispos auxiliares: Dom Leandro Serafim Fernandes e Dom Pietro Rorh Almeida.III. Arquidiocese Metropolitana de São Salvador Salvador da Bahia:Bispos auxiliares: Dom Cícero Guilherme Card. Ravelli e Dom João Carlos Card Vitalli.IV. Arquidiocese Metropolitana de Aparecida:Bispo Auxiliar: Dom Henrique Azevedo Gänswein.V. Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro:Bispos auxiliares: Dom Frederico Rangel e Dom Wallace Bergoglio Roncalli.VI. Arquidiocese Metropolitana de Santa Cruz:Bispo auxiliar: Dom Pablo Renan Moraes.VII. Diocese de Itaguaí:Bispo auxiliar: Dom Daniel Bergoglio Bezerra.VII. Prelazia de Belém do Pará:Bispo auxiliar: Dom Gabriel Hoffman Pavan.
Com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo. Fazemos recordar, queridos irmãos, que no desempenho dos seus ofícios episcopais, não se esqueçam que recebestes o tríplice munus de ensinar, governar e santificar, configurando-se com o Cristo que é profeta, rei-pastor e sacerdote. Não mais sois presbíteros, mas recebestes um munus ainda maior, no qual deverão ter iniciativa, liderança, com autêntico espírito de serviço, a exemplo do Divino Redentor que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos (cf. Mt 20,28).
Sem mais, rogamos que exerçam da melhor forma possível os ofícios designados. Desejamos que a paz de Cristo esteja ininterruptamente com todos vocês e suas comunidades diocesanas, como também a proteção de nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.