Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Angelus, 13 de julho de 2024

 

PAPA GIOVANNI PAOLO VI

ANGELUS

Piazza San Pietro
Sabato, 13 
luglio 2024

______________________________


Caros irmãos e irmãs, boa tarde.

Neste trecho do Evangelho segundo Mateus que vemos hoje, Jesus oferece palavras profundas e desafiadoras aos seus discípulos, preparando-os para a missão e para os inevitáveis confrontos que enfrentarão ao proclamar o Reino de Deus. Ele nos convida a refletir sobre nossa própria caminhada de fé, nossa coragem diante das adversidades e nossa confiança na providência divina.

Jesus começa lembrando-nos que o discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor (cf. Mt 10,24). Assim como Ele enfrentou rejeição, calúnia e perseguição, também nós, seus seguidores, podemos esperar o mesmo. Ser discípulo de Cristo significa estar disposto a trilhar o caminho que Ele trilhou, com todas as suas dificuldades e desafios. Isso nos chama a uma profunda identificação com Cristo, aceitando com amor e fé as provações que vêm ao nosso encontro.

Jesus nos encoraja a não temermos aqueles que podem matar o corpo, mas não a alma (cf. Mt 10,28). Vivemos em um mundo onde a perseguição aos cristãos é uma realidade, seja de forma aberta ou sutil, na pele ou nas redes sociais. Mas o Senhor nos lembra que nossa confiança deve estar em Deus, que tem o poder sobre a vida eterna. Ele nos exorta a ter uma coragem que vai além do medo humano, uma coragem fundamentada na certeza do cuidado providencial de Deus.

Para ilustrar esse cuidado, Jesus usa a metáfora dos pardais (cf. Mt 10,29-31). Ele nos diz que nem mesmo um pardal cai por terra sem o consentimento do Pai. Se Deus se importa com esses pequenos pássaros, quanto mais Ele se importa conosco, que somos seus filhos amados! Cada fio de cabelo de nossa cabeça está contado. Isso nos dá uma profunda segurança de que estamos nas mãos de um Deus amoroso e atento a cada detalhe de nossa vida.

Jesus nos faz um chamado claro: confessar nossa fé diante dos homens. Ele promete que aqueles que O confessarem, Ele também os confessará diante do Pai celestial (cf. Mt 10,32). Mas aqueles que O negarem, Ele também os negará. Este é um convite para sermos testemunhas corajosas e autênticas de Cristo em nossas vidas diárias. Vivemos em uma sociedade que muitas vezes se opõe aos valores do Evangelho, mas somos chamados a viver e proclamar nossa fé com ousadia e amor.

Este evangelho é um forte apelo à coragem, fidelidade e confiança em Deus. Somos chamados a ser testemunhas vivas do Evangelho, enfrentando as dificuldades com a certeza do amor e cuidado divino. Que possamos, como discípulos de Cristo, viver nossa fé de maneira corajosa e autêntica, confessando Jesus diante dos homens e confiando que Ele nos confessará diante do Pai celestial.

Não tenhas medo! Se muitos lá fora riem de ti porque “brinca de ser padre”, não esqueças que Deus está com sua Igreja e, se Deus é por nós, quem será contra nós? Se nós damos fruto nesta comunidade, por que parar? Continuemos nossa jornada de identificação ao Senhor. Não façamos daqui um teatro, mas uma realidade. Não somos atores de novela, somos soldados de Cristo! Soldados que, num ato de coragem, querem fazer resplandecer em todos, todos, todos os lugares – até nessa virtualidade – a luz de Cristo.

_____________________________________

Depois do Angelus

Caros irmãos, seguindo nossa jornada rumo à santidade, cada um de nós é chamado a perseverar com coragem nas missões a nós confiadas. Por isso, agradeço de bom grado a todos os que se empenham em gerir e manter esse convívio comunitário. Além disso, nesse espírito, vivendo nesse sentimento de união, olhando para todos os espanhóis que fazem parte de nossa comunidade, é com carinho que anunciamos a nomeação de nosso querido irmão Dom Frei Samuel De Jesus Reyes, O.DEM, como bispo diocesano da Diocese da Virgem do Carmo. Agradeço o empenho até aqui como bispo auxiliar da arquidiocese de Guadalajara.

E, nesse espírito de renovação e de agradecimento àqueles que sempre se empenharam nos trabalhos da comunidade, anuncio a todos vocês a nomeação dos padres Leandro Fernandes, Fr. Carlos Gabriel Salvador, OFM, e Fr. Diogo Eugênio Ferreti, OFM, como monsenhores prelados de honra – condecorados em agradecimento pelos serviços que serão e estão sendo prestados.

Sem nada mais, agradeço a todos os que estiveram presentes nesse momento, acompanhando com atenção estas novas etapas de nossa comunidade. Que Nossa Senhora, a Mãe dos Apóstolos, interceda por nós, para que sejamos discípulos fiéis e corajosos, proclamando com nossas vidas a Boa Nova do Reino de Deus.

___________________________