Ao querido filho, Dom Arthur Henrique Aquino,
até aqui Bispo Diocesano de Tessália nomeado Bispo Auxiliar de Roma,
e a todos estas letras lerem, saudação e bênção apostólica.
Havendo em mim o ofício de organizar as várias necessidades da Igreja, em que vimos a necessidade dos homens capacitados para juntos de nós ordenarem os encargos da igreja. Em vista disto, vimos em ti querido filho, que és dotado de ardoroso serviço pastoral e forte zelo litúrgico, mostrando-se munido dos dotes e prerrogativas necessárias e idôneo para exercer este cargo, mesmo sabendo de suas limitações e dificuldade.
Portando, tendo ouvido o parecer da congregação para os bispos e usando de minha autoridade apostólica NOMEIO-TE Bispo Auxiliar de Roma, com todas as prerrogativas próprias deste encargo.
Finalmente, admoestamos que possas desenvolver com esmero a função que te confiamos, de maneira correta e atenta, para que, "possas apascentar e conhecer as ovelhas" (Cf. Jo 10, 11), sendo sempre um forte sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos dezesseis dias do mês de agosto, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso pontificado.
✠ PAVLVS PP. II
Pontifex Maximvs