PAVLVS EPISCOPVS
O apóstolo Paulo nos exorta de forma concisa: “Orem continuamente” (1Ts 5, 17). Devemos estar em constante oração e vigilância (cf. Mt 26, 41), sempre fazendo súplicas e intercessões por todos aqueles que exercem autoridade (cf. 1Tm 2, 1-2), para que possam ser assistidos pelo Senhor, e iluminados por Aquele que tudo sabe e tudo pode. O próprio Cristo nos dá a segurança de que tudo o que pedirmos com fé nos será concedido (cf. Mt 21, 22) e nos ensina a como pedir, como rezar ao Senhor (cf. Mt 6, 9-13).
Esse evento é um momento para aproveitarmos e adentrarmos no clima de oração e conversão, destacando a fraternidade que somos chamados a exercer! Na carta do anúncio da JMJ no rio, eu destaquei a necessidade de exercermos a conversão:
"A Jornada Mundial da Juventude de 2023 terá como ponto central a conversão do coração, como nosso lema “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo” (Fp 3,12) e com o Tema: Conversão e santidade: caminhos que levam aos Céus. Por conseguinte, deverá tornar-se para todos vós, uma nova, mais amadurecida e mais profunda descoberta de Cristo na vossa vida".
I. Dia 03 de Setembro todos os bispos titulares devem celebrar em comunidade o envio do clero e seus leigos para JMJ.II. Dia 04 fica proibido qualquer tipo de oração, missa e evento fora da Diocese do Rio de Janeiro, todo o clero deve se voltar a sede do evento.
III. Cada diocese receberá uma igreja particular no Rio de Janeiro a qual os padres e bispos podem celebrar dos dias 04 á 06 de setembro.
IV. Aos que desejarem celebrar, procurem os bispos diocesanos e avisem com antecedência, para não ter choque de horários e missas simultâneas.
À espera alegre do nosso encontro, exorto-vos todos a uma profunda e meditada reflexão espiritual, que potencie o dinamismo eclesial da Jornada. Ponde-vos a caminho! Que o vosso itinerário esteja marcado de oração, estudo, diálogo e desejos de conversão e de melhoramento. Caminhai unidos desde as vossas paróquias e comunidades cristãs, desde as vossas associações e movimentos apostólicos.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 26 dias do mês de agosto, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso pontificado.