P I U S E P I S C O P U S
S E R V U S S E R V O R U M D E I
Ao estimado irmão, Dom Otávio Cardeal Sousa, até aqui Arcebispo Metropolitano de Brasília, nomeado Bispo Auxiliar de Roma, e a todos estas letras lerem, saudação e bênção apostólica.
Fazendo-se necessário prouver um Bispo com diligência pastoral e afável cuidado, nós, zelosos do bem de todos os participantes do rebanho do Senhor, após ouvida a deliberação favorável por parte da Congregação para os Bispos, vi em ti, estimado irmão, idôneo e de perfil aprovavel para com este povo.
Portanto, no uso de meu supremo poder Apostólico, NOMEIO-TE, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, conferindo a ti as faculdades e incumbências que segundo o Direito Canônico a esse ofício competem, e dissolvido o título e regalias de sua anterior sede arquiepiscopal.
Dito isto, estimado irmão, invoco sobre ti, por meio da intercessão de Maria, sob o título de Salus Populi Romani, Protetora do Povo Romano, os dons inexauríveis do Espírito Paráclito, dos quais possas trabalhar tão dedicadamente em prol do rebanho do senhor, unindo-os em torno de uma só fé.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos 28 dias do mês de Janeiro, do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, primeiro de meu Pontificado.