aos veneráveis irmãos aqui nomeados,
Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
A solicitude pelo governo da Igreja Universal, confiada por Cristo ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro e perpetuada em seus Sucessores, exige que continuamente provemos as Igrejas particulares de pastores sábios e dedicados, que saibam conduzir o Povo de Deus com firmeza, caridade e espírito missionário.
Diante das diversas e crescentes necessidades pastorais de algumas de nossa Arquidioceses e Dioceses, que nos últimos tempos têm pedido auxílio mais assíduo no cuidado das almas, julgamos oportuno prover com generosidade pastores auxiliares que, em comunhão com seus Padres Ordinários, possam sustentar, ampliar e fortalecer as obras de evangelização.
Tendo, pois, ouvido atentamente o parecer do Dicastério para os Bispos e de alguns de nossos veneráveis irmãos no Episcopado, e examinadas com diligência as qualidades, a experiência ministerial e o testemunho cristão dos diletos irmãos, reconhecemos neles a idoneidade própria daqueles chamados a mais estreita participação no múnus episcopal.
Por isso, pela autoridade de que gozamos como Romano Pontífice, NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS os mencionados irmãos:
I. S.E.R. Adrian Alves de Souza, bispo titular de Agunto: ao ofício de bispo auxiliar da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista;
II. S.E.R. José Eliel Gomes, OFM-M, bispo titular de Carmeiano: ao ofício de bispo auxiliar da Diocese de Minas;III. S.E.R. Luiz Fernando Alves dos Santos, bispo titular de Ita: ao ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana do Ceará;IV. S.E.R. Miguel Diniz Steiner, bispo titular de Leontinus: ao ofício de bispo auxiliar da Diocese da Amazônia;
V. S.E.R. Pietro Rohr Almeida, bispo titular de Galtell: ao ofício de bispo auxiliar da Diocese do Pilar;VI. S.E.R. Rhiquellme de Araújo Silva, OFM-M, bispo titular de Trípoli: ao ofício de bispo auxiliar da Diocese do Grão-Pará;
concedendo-lhes todos os direitos e deveres previstos pelo Direito Canônico e pelas normas litúrgicas e pastorais da Santa Igreja.
Exortamos os eleitos a exercerem seu serviço episcopal com espírito de comunhão, fidelidade ao Evangelho, zelo missionário e caridade pastoral. Que auxiliem seus respectivos Ordinários como cooperadores diligentes, sustentem o clero, animem os consagrados e encorajem os fiéis leigos, para que cada comunidade cresça na unidade, na fé e no testemunho do Reino de Deus.
Invocamos sobre todos vós a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e a intercessão dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, para que, fortalecidos pelo Espírito Santo, conduzam com sabedoria e firmeza o rebanho que lhes é confiado.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die octodecim mensis Novembris, anno sancto iubilaeo Domini bis millesimo vicesimo quinto, Peregrinorum Spei, primo Pontificatus Nostri
BENEDICTUS PP. VIII
† Henricus A. GÄNSWEINEpiscopus T. Urbis Salviae


