ao dileto irmão Newton Brandsma,
até então Vigário Geral de Sua Santidade para
a Diocese de Roma, eleito Núncio Apostólico para o
Brasil, Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
Desde os primórdios, a Igreja de Cristo, enviada a anunciar o Evangelho a todas as nações, reconheceu na figura dos Legados Pontifícios um instrumento precioso de comunhão, de diálogo e de cooperação entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares, bem como com as legítimas autoridades civis, de acordo com a natureza própria e a missão espiritual da Igreja.
Os Núncios Apostólicos, como representantes do Romano Pontífice, exercem um ministério singular, manifestando a solicitude universal da Sé de Pedro e fortalecendo, com prudência e caridade pastoral, os vínculos de unidade entre as comunidades eclesiais e o Sucessor do Apóstolo.
Tendo em vista a necessidade de prover a Nunciatura Apostólica no Brasil com um Prelado capaz, experiente e dotado de prudência evangélica, voltamos nosso pensamento a ti, dileto irmão, que, outrora, exercendo o ofício de Secretário desta, destacou-se pelo zelo, pela competência administrativa, pela sólida formação doutrinal e pela fidelidade constante à Sé Apostólica.
Portanto, ouvida a Secretaria de Estado e confiando em suas aptidões, pela autoridade que nos foi dada pelo Cristo Senhor, te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Núncio Apostólico no Brasil, com todas as prerrogativas, direitos e deveres inerentes ao referido ofício, segundo as normas do Direito Canônico e da tradição diplomática da Santa Sé.
Ao mesmo tempo, lhe conferimos a Sé Arquiepiscopal titular de Giru Mons, à qual havia sido legitimamente promovido, permanecendo assim na ordem e dignidade de Arcebispo titular, conforme a norma dos Sagrados Cânones.
Confiamos ao novo Núncio a tarefa de fortalecer os vínculos de comunhão entre esta Sé Apostólica e a amada Nação Brasileira; de apoiar os pastores e fiéis; de promover o diálogo frutuoso com as autoridades civis; e de testemunhar, com vida íntegra e espírito missionário, a caridade de Cristo e a presença da Igreja no mundo.
Que a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, Mãe da Igreja, e de São Pedro Apóstolo, Patrono desta Sé, acompanhe o dileto irmão no exercício deste ministério tão nobre e exigente, para que sua missão produza abundantes frutos de paz, unidade e evangelização.


