DECRETO DE NOMEAÇÃO
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
No Cenáculo, na noite em que foi entregue, o Senhor instituiu o Sacramento do Seu Corpo e Sangue e confiou aos Apóstolos o mandato perene: "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19). Desde então, a comunidade dos fiéis, reunida em torno dos Apóstolos e seus sucessores, reconheceu na Sagrada Liturgia a fonte de toda a vida cristã e o ápice da missão evangelizadora.
A celebração do culto divino, que na terra é sinal e antecipação da liturgia celeste, sempre foi guardada com especial zelo pela Igreja. Na Liturgia, de fato, manifesta-se a comunhão dos fiéis com Cristo, Cabeça do Corpo, e resplandece a unidade do povo de Deus reunido em uma só fé e em uma só caridade.
Entre todas as celebrações, aquelas presididas pelo Romano Pontífice possuem significado particular, pois tornam visível a catolicidade da Igreja e a comunhão em torno daquele a quem foi confiada a missão de confirmar os irmãos na fé. É, portanto, dever da Sé Apostólica garantir que tais celebrações se revistam de dignidade, ordem e beleza, de modo que conduzam todos os fiéis a uma participação plena e frutuosa.
Para esse fim, o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice é chamado a organizar, coordenar e acompanhar com diligência os ritos pontifícios. E para tão nobre serviço, são designados ministros preparados, que com espírito de fé e obediência colaboram no altar do Senhor e na comunhão com o Sucessor de Pedro.
Em conformidade, portanto, com os mandatos da Santa Sé e com o zelo da Igreja pela dignidade e beleza da Sagrada Liturgia, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, com a bênção e aprovação do Santo Padre BENTO VIII, decreta as seguintes nomeações:
COLÉGIO DOS CERIMONIÁRIOS
I. S.R. José Gabriel, incardinado na Diocese de Minas;II. S.R. Emmanuuel Murillo, incardinado à Diocese de Marim dos Cäetés;
III. S.R. Lucas do Sagrado Coração de Jesus, incardinado à Ordem dos Frades Menores;
IV. S.R. Adriano Silva, incardinado à Ordem dos Frades Menores;V. S.R. Elias Tapia, incardinado à Diocese de Nossa Senhora do Carmo;
VI. S.R. Guilherme Soares, incardinado à Diocese de Minas;
VII. S.R. Aaron Quintero, incardinado à Arquidiocese de León;
PONTIFÍCIA CAPELA MUSICAL SISTINA
I. S.R. José Marcos Abreu, OC-M, ao ofício de Maestro Diretor;
II. S.R. Miguel Bordin, ao ofício de membro;
III. S.E. José sizo., ao ofício de membro;
IV. S.R. Pedro Henrique, ao ofício de membro.
OFICINA DE ALFAIATARIA PAPAL
I. S.E.R. Lucas Henrique de Sales, ao ofício de Alfaiate Diretor;
II. S.Em.R. João Paulo Soares, ao ofício de membro;
III. S.E.R. Newton Bradsman, ao ofício de membro;
IV. S.E.R. Erick Marini Ratzinger, ao ofício de membro.
ESCALA DO COLÉGIO DOS CERIMONIÁRIOS
I. S.R. Tayrone Honório, ao ofício de Responsável.
SECRETARIADO DO DEPARTAMENTO
I. S.E.R. Erick Marini Ratzinger, ao ofício de Secretário, Oficial e Consultor;
II. S.E.R. João Pedro dos Passos, ao ofício de Secretário, Oficial e Consultor.
Fazemos observar que, os responsáveis das Seções, podem, se necessário, atuar também como cerimoniários titulares.
Do mesmo modo, fazemos saber que os cerimoniários nomeados passam a integrar este Departamento na qualidade de auxiliares, colaborando de modo diligente e fiel com as celebrações do Sumo Pontífice.
Ademais, admoestamos todos os deosignados a permanecerem fiéis aos encargos que lhes foram confiados, com espírito de reverência, prudência e serviço à Igreja.
Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha da Liturgia, vos acompanhe, guie e fortaleça no exercício deste sublime ministério.
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.
Dado na Sede dos Escritórios do Departamento das
Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice,
aos 18 dias do mês de setembro 2025.
Davi Melo Lucianni
Magister Caeremoniarum

