BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Venerabilis frater Henrico Acevedo Gänswein,
salutem et Apostolicam Benedictionem.
Movido pela solicitude pastoral e atentos, pois, à necessidade de assegurar a continuidade do cuidado espiritual do Povo de Deus na Diocese de Cuiabá, que, por particular circunstância, vê-se privada do exercício ativo de seu legítimo Ordinário, impedido canonicamente de cumprir plenamente o múnus pastoral que lhe foi confiado naquela porção da Igreja, julgamos oportuno prover um pastor idôneo para o governo ordinário e a animação pastoral da mencionada Diocese, garantindo, assim, a reta condução dos ofícios eclesiais, a promoção da comunhão e a vitalidade da missão evangelizadora.
Após madura deliberação e em virtude da autoridade apostólica a nós confiada:
Nomeamos o Exmo. Sr. Mons. Henrique Azevedo Gänswein, confiando o ofício de Administrador Apostólico, ao qual é confiado o encargo de coadjuvar, em nome desta Sé Apostólica, na condução pastoral e administrativa da Diocese, durante o tempo em que subsistir o impedimento de seu Ordinário.
Confiamos este serviço à intercessão do Bem-aventurado Apóstolo São Pedro, do Beato Eugênio de Mazenod, primeiro pastor daquela Diocese, e à maternal proteção da Virgem Maria, invocada sob o título de Nossa Senhora do Bom Despacho, Padroeira de Cuiabá.

