Prot. N.º 008/2024
DECRETO DE NOMEAÇÃO
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
Quando o Senhor Jesus decidiu celebrar com seus discípulos a Ceia Pascal, na qual instituiu o sacrifício de Seu Corpo e Sangue, ordenou que fosse preparado um grande cenáculo mobiliado (cf. Lc 22,12). A Igreja sempre compreendeu que este mandato lhe pertence, e, por isso, estabeleceu normas para a celebração da Santíssima Eucaristia, tanto na disposição interior quanto nos lugares, ritos e textos. As presentes normas, promulgadas pela vontade expressa do Sacrossanto Concílio Ecumênico Vaticano II, e o novo Missal Romano, que doravante será utilizado no rito romano para a celebração da Missa, oferecem um novo testemunho do cuidado da Igreja, de sua fé e amor inalterados pelo sublime mistério eucarístico, bem como de sua tradição contínua e constante, mesmo diante de algumas inovações introduzidas (cf. IGMR, N.º 01).
Em conformidade, portanto, com os mandatos da Santa Sé e com o zelo da Igreja pela dignidade e beleza da Sagrada Liturgia, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, com a bênção e aprovação do Santo Padre, BENTO VIII, decreta as seguintes nomeações para o Colégio dos Cerimoniários:
I. S.R. Leony Mariano Morelli, incardinado à Diocese de Belém;II. S.R. Wesley Max Bergoglio, incardinado à Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza;III. S.R. João Pedro dos Passos, incardinado à Diocese de Belo Horizonte;IV. S.R. Murilo Climaco, incardinado à Arquidiocese Metropolitana de Aparecida;V. S.R. Lucas Scomparin, incardinado à Arquidiocese Metropolitana de São Salvador.
Ademais, admoestamos todos os designados a permanecerem fiéis aos encargos que lhes foram confiados, com espírito de reverência, prudência e serviço à Igreja. Finalmente, suplicamos que a Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha da Liturgia, vos acompanhe, guie e fortaleça no exercício deste sublime ministério.
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.