BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
ao dileto irmão Antônio Giuseppe, até o momento
Bispo auxiliar de Roma, eleito bispo auxiliar
da Arquidiocese Metropolitana de Manaus,
saúde e Bênção Apostólica.
Atentos ao bem pastoral do Povo de Deus, e movidos pelo zelo pela salvação das almas, voltamos com paternal solicitude o nosso olhar à amada Arquidiocese Metropolitana de Manaus, na querida Amazônia Brasileira, que, pela vastidão de seu território, requer pastores prudentes, firmes na fé e solícitos na caridade.
Por isso, havendo ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, e tendo acolhido a solicitação do Exmo. Padre Arcebispo, julgamos oportuno prover tal Igreja com mais um colaborador no ministério episcopal, para auxiliar o metropolita no pastoreio cotidiano e na edificação do Corpo de Cristo naquela porção viva da Igreja amazônica.
Assim, usando da autoridade apostólica que nos foi confiada, nomeamos-te e constituímos-te bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, conferindo-lhe todos os direitos, deveres e faculdades que ao ofício episcopal competem, segundo o estabelecido no Código de Direito Canônico e nas Normas Litúrgicas da Santa Igreja.
Dispomos,de igual modo, que continuarás a ostentar teu título episcopal da Sé Titular de Tébessa, com os devidos direitos e obrigações canônicas do munus episcopalis
Confiamos que o Venerável Irmão, enriquecido pelas experiências vividas junto à Igreja de Roma, saberá, com coração aberto e espírito missionário, integrar-se à vida eclesial da Amazônia, testemunhando com humildade e vigor o Evangelho do Reino, junto ao Arcebispo Metropolitano e a todo o povo fiel de Deus.
Exortamos o novo bispo auxiliar a ser presença de comunhão, servidor da Palavra, pai dos pobres, amigo dos jovens e pastor solícito junto aos presbíteros e diáconos. Que sua ação pastoral seja inspirada pela caridade de Cristo, pelo ardor apostólico dos Santos da Amazônia, André e Pedro, e pela ternura de nossa Senhora da Imaculada Conceição.