Este site não pertence à Igreja Católica na realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COM. CATÓLICA DE MINECRAFT - UMA DÉCADA A EVANGELIZAR

COM. CATÓLICA DE MINECRAFT - UMA DÉCADA A EVANGELIZAR
Oremus pro Pontifice communitatis nostrae, Benedicto

Bula de Condecoração | Capelania de Sua Santidade


BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

dilecto filioWeslianus Maximus Bergoglio,
salutem et Apostolicam Benedictionem.

A perene aliança de Cristo com sua Igreja encontra reflexo no ministério sacerdotal, sinal do amor eterno de Deus pelo seu povo (cf. Ef 5,24-25). Tal aliança é vivida cotidianamente por meio da entrega zelosa de presbíteros que, configurados a Cristo Sacerdote, atuam como pastores, mestres da fé e servidores do altar. Reconhecendo o valor deste ministério e os méritos daqueles que, com fidelidade e amor, dedicam suas vidas à edificação do Reino de Deus, a Sé Apostólica confere títulos honoríficos como sinal de apreço e estímulo ao serviço contínuo.

De acordo com o Motu Proprio Ordine ad Presbyterus, promulgado pelo Papa João, nosso predecesor, reiteramos que tais dignidades não são títulos de prestígio mundano, mas sinais visíveis de comunhão eclesial e de estímulo para o impulso evangelizador. Os títulos honoríficos, como reflexo do serviço eclesial, são meios de animar a renovação missionária no clero, para que este exerça seu apostolado com ardor e humildade.

Deste modo, após solicitação de nosso venerável irmão Lucas Henrique Sales, padre arcebispo da Igreja de Fortaleza, no Brasil, e examinarmos as razões, qualidades e aptidões apresentadas, conferimos a dignidade de Capelão de Sua Santidade ao presbítero Wesley Max Bergoglio, reconhecendo sua fidelidade ao ministério e dedicação ao cuidado pastoral em sua circunscrição eclesiástica.

Também dispomos que aquele que recebe esta dignidade somente está autorizado a usar as vestes eclesiásticas apropriadas à sua nova condição, conforme as disposições do supracitado Motu Proprio Ordine ad Presbyterus, das normas litúrgicas e dos bons costumes, a partir da entrega das insígnias. Esta entrega deve ocorrer “em celebração, seja Eucarística, seja da Palavra ou da Liturgia das Horas, presidida pelo Delegado Pontifício ou pelo Bispo Diocesano, logo após a homilia. Para tal ocasião, lê-se a condecoração enviada pelo Santo Padre e o presidente entrega nas mãos do monsenhor o seu barrete sem nada dizer, então o monsenhor o coloca na cabeça e saúda o presidente. Depois, procede-se o rito como de costume” (n.º 8).

Ademais, reiteramos com veemência que este título, de natureza honorífica, não altera a missão fundamental do sacerdote, que permanece dedicada à pregação do Evangelho, à celebração dos sacramentos e ao serviço da comunidade cristã. Deste modo, exortamos o sacerdote assim condecorado a continuar desempenhando seu ministério com humildade e espírito de serviço, lembrando-se de que toda honra na Igreja deve ser orientada para a maior glória de Deus e a edificação de seu povo.

Finalmente, suplicamos que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, acompanhe este presbítero em sua missão e o inspire a seguir o exemplo do Sumo e Eterno Sacerdote, Jesus Cristo.

Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die XXI mensis VII, Anno Sancto Iubilaei MMXXV – Peregrini Spei, primo Pontificatus nostri.



Benedictus Pp. VIII
Pontifex Maximus


 
† Henricus A. Gänswein
Archiepiscopus Urbis Salviae