Em nome da Santa Sé e do Dicastério para os Bispos, nós, em virtude das faculdades que nos são concedidas, tornamos pública esta decisão concernente ao Reverendo Padre Lucas Henrique Sales, presbítero da Arquidiocese de Fortaleza, reconhecendo sua plena comunhão eclesial e habilitando-o à Ordem Episcopal, conforme os direitos e normas da Igreja.
“Pai, que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em mim e eu em Ti” (Jo 17,21). A Igreja, Mãe e Mestra, sempre busca acolher com misericórdia aqueles que, mesmo tendo trilhado caminhos diversos, demonstram sincera conversão e fidelidade ao Evangelho de Cristo. O testemunho de caridade e dedicação ao serviço pastoral do Reverendo Padre Lucas Henrique Sales evidencia seu compromisso com a unidade do Corpo de Cristo, sendo um sinal vivo da reconciliação que Deus opera em sua Igreja.
Considerando seu zelo incansável pelo amor e a unidade, bem como sua adesão plena à fé católica e ao Magistério da Igreja, reconhecemos sua idoneidade para receber a plenitude do Sacramento da Ordem, habilitando-o ao múnus episcopal com todos os direitos e deveres que dele decorrem.
Este decreto, emitido com aprovação da Sé Apostólica, atesta a reintegração plena do referido sacerdote na comunhão hierárquica da Igreja e o habilita a ser eleito e nomeado, conforme as necessidades pastorais, ao ministério episcopal na Igreja de Cristo.
Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, interceda por este nosso irmão, para que, seguindo os passos dos Apóstolos, seja sempre fiel ao chamado divino e testemunha da unidade que Cristo deseja para sua Igreja.
† Pietro Albuquerque Card. FERRAZ
Praefectus Dicasterii pro Episcopis