Ao dileto filho Douglas Newton Brandsman,
até então presbítero incardinado à diocese de
Brasília, eleito Bispo titular de Amatunte e
auxiliar da mesma Diocese, saúde,
paz e bênção apostólica.
O Senhor, que em sua infinita bondade e sabedoria, continuamente chama homens do meio do seu povo para a missão pastoral, confere aos Bispos o encargo de governar e santificar a Igreja, colaborando com a pregação do Evangelho e a edificação do Reino de Deus. Com grande diligência, o Romano Pontífice exerce sua função de garantir a unidade e a integridade da fé, ao mesmo tempo em que providencia para que cada porção do Povo de Deus seja devidamente pastoreada, segundo a vocação de Cristo Pastor.
Reconhecendo a grande necessidade de colaboradores para o pastoreio da Diocese de Brasília, e considerando as qualidades, o zelo pastoral e a fiel dedicação ao ministério de S. Revm.ª, Douglas Newton Brandsman, até então Vigário geral desta Diocese, que tem prestado notáveis serviços à Igreja e a seus fiéis, decidimos, com a autoridade que nos confere o múnus apostólico, nomeá-lo Bispo titular de Amatunte e auxiliar da Diocese de Brasília.
Conferimos-lhe todas os direitos, deveres e responsabilidades que decorrem da plenitude do Sacramento da Ordem, conforme disposto nas sagradas normas da Igreja e na venerável tradição apostólica.
Determinamos que sua ordenação episcopal se realize no dia quatro de fevereiro do corrente ano, na Basílica Petrina, onde, com a graça de Deus, nós lhe conferiremos o ministério episcopal, sendo observadas rigorosamente todas as normas canônicas e litúrgicas pertinentes, devendo, antes da cerimônia, ser prestado o devido juramento de fidelidade a esta Sé Apostólica.
No exercício da sua missão episcopal, esperamos que continues a servir com generosidade, estreita colaboração com o Bispo diocesano e com todos os irmãos bispos, promovendo a evangelização, fortalecendo a vida litúrgica, cuidando do clero e acompanhando de perto as necessidades do povo de Deus que confia sua vida à Igreja. Que, com fidelidade, humidade e espírito de serviço, pastoreie o rebanho com os mesmos compromissos que o tornaram digno dessa nomeação.
À Diocese de Brasília confiamos a acolhida deste novo Bispo Auxiliar, que, com sua experiência e zelo pastoral, continuará a edificar esta Igreja particular, sempre em comunhão com o Pontífice Romano e com os demais bispos.
Invocamos sobre o novo Bispo eleito as bênçãos de Deus todo-poderoso, com especial intercessão de nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, para que se fortaleça na missão que agora assume, e possa cumprir fielmente a missão confiada à sua pessoa.