Ao dileto irmão Erick Breno Bergoglio, eleito
Vigário geral de Sua Santidade para a Cidade
do Vaticano saúde, paz e bênção apostólica.
A Igreja de Cristo, confiada por mandato divino ao ministério do Sucessor de Pedro, exige pastores zelosos e sábios, dispostos a guiar o rebanho do Senhor com humildade, prudência e ardor apostólico. Entre as tarefas de especial relevância, encontra-se o cuidado pastoral da Cidade do Vaticano, lar do Sucessor de Pedro e centro espiritual para os fiéis de todo o mundo.
Reconhecendo em Vossa Eminência o zelo pastoral e a dedicação ao serviço da Igreja, características tão evidentes ao longo de vossa vida e ministério, e considerando a vacância deste ofício após a emeritação do nosso venerável irmão Ryan Dias Alcântara, decidimos, no exercício de Nossa missão apostólica, nomear-vos para o ofício de Vigário geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano.
Em virtude deste encargo, Vossa Eminência é chamado a assistir diretamente ao Bispo de Roma na condução espiritual e pastoral da Cidade do Vaticano, zelando pela vida litúrgica, pela formação e pela promoção de uma autêntica vida cristã entre os que aqui peregrinam ou exercem seus ministérios.
Estamos certos de que, com vossa experiência pastoral e espírito de serviço, desempenhareis este ofício com a diligência e o amor que caracterizam vosso ministério episcopal.
Invocamos sobre Vossa Eminência a proteção da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, para que vos acompanhem nesta missão tão singular e importante.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos seis dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinArchiepiscopus Urbis Salviae