Ao dileto irmão Antônio Ferraz Chiavi, até então
Arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio
de Janeiro, eleito Bispo auxiliar de Itaguaí,
saúde, paz e bênção apostólica.
A missão pastoral requer, em cada tempo e lugar, pastores dedicados e comprometidos com o bem espiritual do povo de Deus, dispostos a oferecer seus dons e experiências em novas realidades, sempre atentos às necessidades da Igreja e ao chamado do Espírito Santo. Reconhecemos que cada etapa do ministério episcopal é oportunidade de renovação, tanto para o pastor quanto para as comunidades a ele confiadas.
Assim, após cuidadosa consideração das necessidades pastorais da Diocese de Itaguaí, tendo em vista a transferência de seu antigo Bispo auxiliar, e com gratidão pela tua fecunda atuação como Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde, com zelo e sabedoria, serviste à edificação da fé, decidimos confiar-te um novo ministério. Portanto, no uso de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te ao ofício Bispo auxiliar da Diocese de Itaguaí, atribuindo-te a Sé Titular de Segia.
Este novo encargo, com menores responsabilidades, oferece-te a oportunidade de continuar servindo à Igreja com renovado ardor e proximidade, colocando tua experiência a serviço da evangelização em uma Diocese que anseia por aprofundar sua missão pastoral. Temos plena confiança de que tua dedicação, prudência e amor à Igreja serão um valioso auxílio ao governo pastoral desta Igreja particular.
Venerável irmão, ao abraçar esta missão, sê para o povo e o clero de Itaguaí um pastor fiel, zeloso e presente, promovendo a unidade e fortalecendo os vínculos da caridade entre todos os que trabalham na vinha do Senhor. Que este novo ofício de serviço pastoral seja marcado por uma renovada alegria no anúncio do Evangelho e pela tua proximidade com aqueles que mais necessitam de cuidado e esperança.
Por fim, ivocamos sobre ti a intercessão de nossa Senhora da Conceição, para que ela te acompanhe em teu ministério e te conceda força e serenidade para auxiliar a Igreja com sabedoria e amor. Que o Senhor abençoe tua nova missão e te sustente em todas as responsabilidades que dela decorrem, para maior glória de Deus e bem do seu povo santo fiel.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dois dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinArchiepiscopus Urbis Salviae