Ao dileto irmão Alexsander Felipe Silva, até
então Bispo diocesano de Belém do Pará,
eleito Arcebispo metropolitano de
São Sebastião do Rio de Janeiro,
saúde, paz e bênção apostólica.
O mistério da Igreja, peregrina neste mundo, exige que seus pastores sejam homens de profunda fé, dedicação consistente e discernimento prudente, para guiar o povo de Deus com amor e firmeza, edificando a unidade e promovendo a missão evangelizadora confiada por Cristo. Em ti, venerável irmão, reconhecemos estas virtudes, manifestadas de modo notável ao longo do teu ministério episcopal nas terras amazônicas de Belém do Pará.
Desde os tempos do Vicariato Apostólico, passando pela Prelazia e, finalmente, pela Diocese de Belém do Pará, demonstraste incansável zelo pastoral, empenhando-te na edificação da Igreja local, na formação do clero e na promoção de uma fecunda vida comunitária e religiosa. Trabalhaste intensivamente para fortalecer as estruturas eclesiais, animar a vida vocacional e promover o diálogo fraterno entre os diversos estados de vida da Igreja: clero, religiosos e leigos. O testemunho de tua entrega e dedicação não passou despercebido aos olhos da Igreja universal.
Isto posto, considerando, portanto, as necessidades espirituais e pastorais da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que exige uma renovação vigorosa em suas estruturas, uma ativação mais intensa do clero e do seminário, bem como um cuidado especial pela pastoral vocacional, reconhecemos que tua experiência missionária nas terras da Amazônia e teu fervor serão de grande benefício para esta Igreja particular. Por isso, no pleno uso de nossa autoridade, te nomeamos e constituímos como Arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro. Deverás tomar posse do ofício arquiepiscopal em celebração solene a ser presidida pelo nosso Núncio Apostólico, seguindo fielmente os costumes locais e as disposições canônicas. Antes da cerimônia, realizarás a devida profissão de fé e o juramento de fidelidade a nós e a nossos sucessores, conforme prescreve a Santa Igreja, reafirmando teu compromisso de conduzir esta Arquidiocese com zelo pastoral, unidade e firme adesão à sagrada doutrina.
Desejamos que tua chegada ao Rio de Janeiro marque um tempo de renovação e esperança para esta Igreja local, com vasta riqueza em história e fé, mas que também enfrenta grandes desafios, os quais são impróprios à uma tão grande metrópole. Que teu episcopado inspire o clero a uma maior unidade e dinamismo pastoral, fortaleça as vocações eclesiásticas e religiosas e anime o povo de Deus a viver com maior fervor sua missão evangelizadora.
Finalmente, invocamos sobre ti a proteção maternal de nossa Senhora da Penha, excelsa protetora desta Arquidiocese, para que ela te sustente em teu novo ministério e te guie na condução deste vasto e reduzido rebanho, unindo-o no vínculo da caridade e conduzindo-o nos caminhos do Reino de Deus. Que o Senhor te conceda sabedoria, coragem e serenidade para edificar a Igreja carioca segundo o coração de Cristo, o Redentor.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dois dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinArchiepiscopus Urbis Salviae