Ao dileto irmão Daniel Bergoglio Bezerra,
até então Bispo auxiliar de Itaguaí, eleito
Bispo diocesano de Olinda e Recife,
saúde, paz e bênção apostólica.
A Igreja, Sacramento de Salvação e Mãe zelosa dos fiéis, caminha no tempo enfrentando desafios, mas sempre iluminada pela presença do Espírito Santo. Para que o rebanho de Cristo não pereça, mas encontre segurança e direção, o Senhor, Bom Pastor, envia à sua Igreja pastores escolhidos, cheios de fé e coragem, para conduzir o povo de Deus pelos caminhos da unidade, da justiça e da paz.
Assim, considerando as vastas necessidades espirituais e pastorais da Diocese de Olinda e Recife, no Brasil, e após consultar o Dicastério para os Bispos, olhamos para ti, dileto irmão, e reconhecemos que tu detém as qualidades, requisitos e aptidões que são necessárias para este singular ofício. Portanto, com grande confiança e solicitude o nomeamos como Bispo diocesano de Olinda e Recife. Deverás tomar posse do ofício de Bispo diocesano em celebração solene a ser presidida pelo nosso Núncio Apostólico, seguindo fielmente os costumes locais e as disposições canônicas. Antes da cerimônia, realizarás a devida profissão de fé e o juramento de fidelidade a nós e a nossos sucessores, conforme prescreve a Santa Igreja, reafirmando teu compromisso de conduzir esta Diocese com zelo pastoral, unidade e firme adesão à sagrada doutrina.
Assentimos que esta missão exige de ti não apenas zelo e caridade pastoral, mas também sabedoria, fortaleza e discernimento, dado o contexto que encontrarás. A Diocese supracitada, rica em história e tradição, enfrenta desafios concretos deixados pelo tempo, entre eles a falta de unidade e as consequências de situações que pedem reconciliação e renovação sinodal. Como pastor, serás chamado a ser um sinal visível da graça de Deus e um instrumento de sua paz e da edificação da Igreja. Serás, assim, chamado a ser um verdadeiro peregrino de esperança.
Desejamos vivamente que, na condução do rebanho que ora te é confiado, sejas um pastor zeloso e firme, que caminha com as ovelhas, mas nunca se confunde com elas, mantendo o equilíbrio entre a proximidade amorosa e a autoridade que edifica. Empunha o cetro do pastoreio com decisão e justiça, sendo guia seguro, firme na fé e na doutrina, mas sempre movido pelo amor ao povo de Deus e à missão confiada por Cristo.
Recorda-te das palavras do Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Este mandato do Divino Mestre exige uma liderança firme e misericordiosa, para que possas sanar divisões, promover a unidade do clero e dos fiéis e renovar - ou reanimar - a vida pastoral daquela Diocese. Não temas ser firme quando necessário, pois a correção que provém do amor é instrumento de salvação. Sê presente nas paróquias, próximo ao clero e atento às necessidades teu povo.
Sem mais, invocamos sobre ti a intercessão de nossa Senhora do Carmo, excelsa protetora desse povo, para que ela te acompanhe e te inspire em tua missão. Rogamos que teu ministério seja, para Olinda e Recife, um tempo de renovação, crescimento na fé e redescoberta da unidade no vínculo da caridade.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dois dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinArchiepiscopus Urbis Salviae