Ao dileto irmão João Paulo
Soares, até então nosso Vigário geral
para a Diocese de Roma, eleito Arcebispo
metropolitano de São Salvador da Bahia,
Primaz do Brasil, saúde, paz e bênção apostólica.
Cristo, nossa Esperança, que deu sua vida por nós, continua a dar-se por seu povo, guiando a Igreja como Pastor Supremo. Ele, que carrega cada ovelha em seus ombros, derramou sua vida na cruz para libertar-nos das garras do mal e reconduzir-nos ao Pai. Assim, continua a olhar com ternura para aqueles que mais necessitam, como o Pai que, com profundo amor, cuida de seus filhos. Esta missão de conduzir o povo de Deus à salvação, confiada à Igreja, exige que os pastores escolhidos sejam instrumentos vivos do amor de Cristo e da solicitude divina.
Com este espírito de cuidado pastoral, voltamos nosso olhar à Arquidiocese metropolitana de São Salvador da Bahia, Sé Primacial do Brasil e testemunha viva de uma longa história de fé e evangelização em Minecraft. Esta Sé, atualmente vacante pela renúncia de nosso irmão Erick Breno Bergoglio, necessita de um novo pastor que a conduza com firmeza e sabedoria, fortalecendo a unidade do rebanho e promovendo a santidade entre os fiéis.
Inspirados, pelo Espírito Santo, reconhecemos em ti, caríssimo irmão, as qualidades de zelo, prudência e amor pastoral necessárias para assumir tão importante missão. Portanto, usando de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te, pois, Arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, com todos os direitos e deveres a este cargo conferidos pelas normas da Santa Igreja.
Determinamos que, no tempo oportuno, vás a esta Sé Apostólica para solicitar o Pálio Pastoral, sinal da dignidade metropolitana e do chamado a ser imagem viva do Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Bem como que, dentro em breve, seja celebrada a Solene Concelebração Eucarística de Posse Canônica, a qual será presidida por nosso Núncio Apostólico no Brasil ou um outro legado nosso, de acordo com as disposições canônicas e litúrgicas.
Confiamos no vosso serviço pastoral, que será, sem dúvida, uma bênção para este povo amado. Que, com Cristo como vossa força, possas consolidar a unidade desta Igreja particular, renovando o compromisso de conduzir as almas a ti confiadas pelos caminhos da salvação.
Exortamos o clero, os religiosos e os fiéis desta Arquidiocese a acolher-te como legítimo pastor, unindo-se a ti em espírito de comunhão e oração, e sustentando-te em todas as necessidades de teu ministério.
Finalmente, suplicamos a intercessão de Maria Santíssima, a Imaculada Conceição, excelsa protetora do povo baiano, para que interceda por ti e por toda a Arquidiocese, conduzindo a todos ao Coração de Cristo, nossa verdadeira Esperança. Que Ele, o Bom Pastor, te fortaleça, ilumine e sustente em todas as dimensões de teu ministério.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos quartoze dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Henrique A. GänsweinArchiepiscopus Urbis Salviae