BENÇÃO DO PRESÉPIO
Praça da São Pedro
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1.Reunida a assembleia, é conveniente cantar um cântico apropriado. Terminado o cântico, o celebrante diz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos se benzem e respondem:
Amém.
2.Depois o celebrante saúda os presentes, dizendo:
A graça e a paz de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo Nosso Senhor , que é a imagem de Deus invisível, estejam convosco.
ou outras palavras apropriadas, de preferência tomadas da Sagrada Escritura. Todos respondem:
Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
3.Então o celebrante faz uma breve alocução aos fiéis, preparando-os para a celebração e explicando o seu significado. Poderá fazê-lo com estas palavras ou outras semelhantes:
Temos verdadeiras razões para estar contentes, irmãos caríssimos, por que vamos bendizer a Deus, na bênção desta nova imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, destinada à veneração pública dos fiéis. Esta sagrada imagem recorda-nos em primeiro lugar que Cristo é a imagem visível de Deus invisível: O Filho eterno de Deus, que desceu ao seio da Virgem Maria, é o sinal e sacramento de Deus Pai. Ele mesmo disse: "Quem Me vê, vê o Pai". Portanto, ao venerarmos esta imagem, eleve mos os olhos para Cristo, que reina eternamente com o Pai e o Espírito Santo.
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
4.O leitor ou um dos presentes ou o próprio celebrante lê um texto da Sagrada Escritura, escolhidos de preferência entre os que se propõem no Lecionário do Missal Romano ou da Liturgia das Horas para a celebração do mistério de Cristo que a imagem representa.
Escutai, irmãos, as palavras do apóstolo São Paulo aos Colossenses:
Damos graças a Deus, que nos fez dignos de tomar parte na herança dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino de seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura. N’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e por Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu Corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e n’Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas, na terra e nos céus.
Antes da oração de bênção o celebrante convida os fiéis à oração para pedir o auxílio divino, dizendo estas palavras ou outras semelhantes.
Oremos, irmãos, a Deus Pai todo-poderoso, para que, celebrando o mistério de Cristo, alcancemos os frutos da salvação. Conforme as circunstâncias, todos oram em silêncio durante algum tempo.
ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
6.Então o celebrante, de braços abertos, diz a oração de bênção:
Deus de santidade infinita, que habitais na luz inacessível e de tal modo nos amastes que, sendo invisível, Vos tornastes visível em Cristo, olhai benignamente para os vossos servos que ergueram esta imagem do vosso Filho e fazei que, venerando-a com verdadeira piedade, eles próprios se transformem em imagem de Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
7.Depois da oração de bênção, o celebrante incensa a imagem. Entretanto canta-se uma antífona, hino ou salmo responsorial que tenha relação com o mistério de Cristo representado na imagem.
RITOS FINAIS
8.O celebrante, com as mãos estendidas sobre o povo, abençoa-o, dizendo:
A paz de Deus, que supera todo o entendimento, guarde o vosso coração e a vossa inteligência no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.
R. Amém.
Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo.
R. Amém.
9.Enquanto todos se despedem, canta-se uma antífona ou outro cântico apropriado.