Ao dileto irmão Henrique Azevedo Gänswein,
eleito Arcebispo titular de Urbs Salvia
e Núncio Apostólico no Brasil, saúde,
paz e bênção apostólica.
Em cumprimento da missão que nos foi confiada como representantes do Sucessor de Pedro, nossa responsabilidade é providenciar, por meio da graça divina e do discernimento, os pastores para as diversas partes do mundo, sempre com o objetivo de edificar o Reino de Deus entre nós. A Igreja, com sua universalidade, necessita de pastores que, em sua fidelidade e solicitude pastoral, acompanhem o povo de Deus e promovam a verdade da fé, a caridade e o testemunho de Cristo.
É com esta missão em mente que, após reflexão e oração, decidimos confiar ao venerável irmão Henrique Gänswein a importante missão de servir à Igreja como Arcebispo titular de Urbs Salvia e Núncio Apostólico no Brasil, conferindo-lhe todas as honras, dignidades, privilégios, deveres e obrigações que são próprios desse nobre ofício.
Monsenhor Henrique, até então distinguido pelo seu zelo pastoral e competência, será agora um representante direto da Santa Sé neste país, cumprindo a tarefa de mediar as relações entre a Igreja no Brasil e a Santa Igreja Romana, além de colaborar na orientação pastoral de todo o clero e nas questões que envolvem a vida e a missão da Igreja no Brasil.
Como Núncio Apostólico, terás a responsabilidade de promover a comunhão e a unidade da Igreja no Brasil, mantendo sempre o vínculo de fidelidade com o Santo Padre e o Colégio Episcopal.
Ao nomear-te para esta missão, confiamos que, como Núncio Apostólico, serás instrumento de paz e unidade entre os filhos da Igreja, promovendo o diálogo fraterno entre os bispos e todos os membros do Corpo de Cristo. Que sejas sempre uma presença de orientação e apoio, vivendo com humildade e sabedoria o exemplo de Cristo, o Bom Pastor.
Convidamos todos os fiéis e especialmente o episcopado a acolher com alegria e espírito de comunhão este novo missionário da Igreja, colaborando com o mesmo no trabalho pastoral e nas numerosas obras de evangelização que a Igreja no Brasil realiza.
Que a Virgem Maria, nossa Senhora Aparecida, interceda pelo novo Núncio Apostólico e o proteja nesta nova missão, guiando-o com sua maternal solicitude.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dezoito dias do mês de dezembro, do ano do Senhor de 2024, primeiro de nosso Pontificado.