Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Bula de Nomeação Episcopal | Mons. João Eduardo Alux Arcelis


CLEMENS EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI.

AD PERPETVAM REI MEMORIAM.

Ao dileto filho João Eduardo Alux Arcelis, eleito
Bispo diocesano de Olinda e Recife, saúde, paz e bênção apostólica.

Que todos sejam um, como tu, ó Pai, estás em mim, e eu em ti; que também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

A unidade é o grande dom de Deus para a sua Igreja, fruto da oração sacerdotal de Cristo e expressão visível do mistério trinitário. É na unidade que o Corpo de Cristo se edifica, e é por meio dela que a Igreja, como sinal de comunhão com Deus e entre os homens, testemunha ao mundo o amor redentor do Pai. Esta unidade, no entanto, não é meramente um ideal ou abstração, mas concretiza-se no serviço humilde e fiel de pastores que, chamados por Cristo, guiam o povo de Deus à santidade.

O ministério episcopal é, portanto, reflexo e instrumento desta unidade. O Bispo, enquanto sucessor dos Apóstolos, age em nome de Cristo, edificando a Igreja com a pregação do Evangelho, a celebração dos sacramentos e o zelo pastoral. É ele quem promove e defende a comunhão, unindo o rebanho ao redor de Cristo, o único e verdadeiro Pastor. Assim, guiado pelo Espírito Santo e em comunhão com o Sucessor de Pedro e com os irmãos no episcopado, o Bispo é chamado a ser ponte viva entre Deus e o seu povo, manifestando a beleza da unidade e a riqueza da fé cristã.

Inspirados por essa nobre missão e movidos pelo desejo de promover o vigor espiritual e pastoral da Igreja no Brasil, após atento discernimento, deliberamos erigir novamente a Diocese de Olinda e Recife, por meio da Constituição Apostólica Ad Unitatem Evangelii, restaurando sua dignidade histórica e missão singular no anúncio do Evangelho.

Portanto, para que esta recém-eregida Igreja Particular seja conduzida com sabedoria, diligência e fidelidade ao espírito do Evangelho, consideramos oportuno, após as devidas articulações e ponderações, e acolhendo o parecer favorável do Dicastério para os Bispos, no pleno uso de nossa autoridade apostólica e sob a inspiração do Espírito Santo, nomear-te Bispo Diocesano de Olinda e Recife, confiando-te o zelo pastoral e o cuidado desta amada porção do Povo de Deus, chamada a ser sinal vivo de comunhão eclesial e testemunha fiel de Cristo.

Determinamos que sua ordenação episcopal ocorra na venerável Sé Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda, no dia 14 de dezembro. Esta solene liturgia será presidida pelo Emmo. Revmo. Sr. Cardeal Pietro Albuquerque Ferraz, Prefeito do Dicastério para os Bispos, assistido por outros dois prelados, sendo rigorosamente vistas e observadas as normas litúrgicas e prestado o devido juramente de fidelidade a esta Sé Apostólica. Na mesma celebração, o eleito tomará posse canônica, assumindo a missão que agora lhe confiamos como pastor, mestre e guia desta nova diocese.

Por fim, dileto filho, enviamos-te a esta nova missão, confiando-te a responsabilidade de reunir novamente os dispersos do rebanho, de proteger, ensinar e ser, para todos, um farol e guia, iluminando o caminho com a luz de Cristo. Esperamos, ao mesmo tempo, que, como fiel depositário dos dons da graça divina que gratuitamente recebeste, possas multiplicá-los com sabedoria, sob as virtudes da humildade, justiça e temperança, que são as marcas do verdadeiro discípulo de Cristo.

Confiamos o teu ministério à maternal intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, sob o título de nossa Senhora do Carmo, padroeira desta região, e pedimos, com toda a confiança, ao Espírito Santo que te fortaleça na tua vocação de ser um pastor segundo o Coração de Cristo. Que, no exercício do teu ofício, sejas, para o rebanho, um sinal visível da misericórdia divina e um instrumento eficaz da graça de Deus, conduzindo o povo de Olinda e Recife à unidade e à paz que brotam do Evangelho, para que todos, unidos em Cristo, sejam luz e testemunho do seu Reino.

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos nove dias do mês de dezembro, do ano do Senhor de 2024, primeiro de nosso Pontificado.



Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs



 Henrique A. Gänswein
Praeses Pontificia Commissio de Textibus et Archivis Pontificiis