IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI,
Ao caríssimo filho Dom Felipe Ferreira, nomeado Bispo diocesano de Itaguaí, saúde, paz, e bênção apostólica.
Nós, enquanto sucessor de Pedro, fomos chamados há três dignidades, a dignidade de pelo batismo sermos filhos de Deus, pelo sacerdócio nos assimilarmos a Cristo e por nossa condição de Romano Pontífice somos pastores de toda a cristandade.
Nós em nossa missão, nos voltamos rotineiramente às palavras dos apóstolos, e hoje nos pareceu favorável remetermos ao escrito de Paulo aos Efésios, que diz "já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus" (cf. Ef 2, 19), e com estas palavras nos faz refletir de nossa relação com aquele que se rebaixando nos dignificou para chamá-lo de Pai.
Querido filho, não em uma usurpação de paternidade, porém exercendo uma missão que foi dada por aquele que é o Pai de todos, o Senhor nos dignificou, para que exercendo o nosso munus de pastores e pais, possamos também dignificar tantos outros.
Em nossa missão paternal, voltamos nosso coração à diocese de Itaguaí, que carece de um pai desde a renúncia do venerável Dom Paulo Card. Pacelli, insigne pastor e pai, e desta forma comparecendo do Povo de Deus, fazemos por bem NOMEAR a ti, excelentíssimo filho, Dom Felipe Ferreira, para o ofício de Bispo diocesano de Itaguaí, atribuindo todos os direitos e deveres do ofício.
Exortamos-te, que seja para este povo um pai, que ama e corrige, mas que acima de tudo protege os seus.