Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Livreto Litúrgico | Ofício de I Vésperas


OFÍCIO  DIVINO
I VÉSPERAS

BASÍLICA DE SÃO PEDRO NO VATICANO
XXVIII.IX.MMXXIV

—————————–————

PROCISSÃO DE ENTRADA

1. Estando todos em seus devidos lugares, usando a veste coral que lhes é devida, o presidente adentra pelo corredor principal do Altar da Cátedra acompanhado por dois ministros auxiliares e pelos cerimoniários, enquanto se canta o hino Vinde, Espírito Criador (Veni Creator Spiritus).

INVITATÓRIO

2. Chegando ao altar, o presidente incensa-o e, depois, se dirige à sede presidencial, previamente preparada. E, enquanto todos fazem sobre si o sinal da cruz, diz:

℣. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
℟. Socorrei-me sem demora.

O presidente prossegue:

℣. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

HINO

3. Ainda de pé, todos recitam o hino, intercalando entre si cada estrofe.

1. Ó Deus, fonte de todas as coisas,
vós enchestes o mundo de dons
e, depois de criar o universo,
concluístes que tudo era bom.

2. Terminando tão grande trabalho,
decidistes entrar em repouso,
ensinando aos que cansam na luta,
que o descanso é também dom precioso.

3. Concedei aos mortais que suplicam,
os seus erros lavarem no pranto
e andarem nos vossos caminhos,
descobrindo da vida o encanto.

4. Deste modo, ao chegar para a terra
a aflição do temível Juiz,
possam todos, repletos de paz,
se alegrar pela vida feliz.

5. Esse dom concedei-nos, Deus Pai,
pelo Filho Jesus, Sumo Bem,
no Espírito Santo Paráclito,
que reinais para sempre. Amém.

SALMODIA

4. Todos se sentam. O presidente recita a antífona e o coro recita o salmo.

1ª Ant. Vossa palavra, Senhor,
é uma luz para os meus passos. Aleluia.

SALMO 118(119),105-112
XIV (Nun)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros (Jo 15,12).

–¹⁰⁵Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *
é uma lâmpada luzente em meu caminho.
–¹⁰⁶Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *
'Hei de guardar os vossos justos julgamentos!'

¹⁰⁷Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *
vossa palavra me devolva a minha vida!
¹⁰⁸Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!

–¹⁰⁹Constantemente está em perigo a minha vida, *
mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.
–¹¹⁰Os pecadores contra mim armaram laços; *
eu porém não reneguei vossos preceitos.

–¹¹¹Vossa palavra é minha herança para sempre, *
porque ela é que me alegra o coração!
–¹¹²Acostumei meu coração a obedecer-vos, *
a obedecer-vos para sempre, até o fim!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Vossa palavra, Senhor,
é uma luz para os meus passos. Aleluia.

5. O presidente recita a antífona e o coro recita o salmo.

2ª Ant. Junto a vós, felicidade sem limites, aleluia.

SALMO 15(16)

O Senhor é minha herança
Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).

–¹Quando o povo de Israel saiu do Egito, *
e os filhos de Jacó, de um povo estranho,
–²Judá tornou-se o templo do Senhor, *
e Israel se transformou em seu domínio.

=¹Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
²Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'
–³Deus me inspirou uma admirável afeição*
pelos santos que habitam sua terra.

–⁴Multiplicam, no entanto, suas dores *
os que correm para os deuses estrangeiros;
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

–⁵Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!
–⁶Foi demarcada para mim a melhor terra, *
e eu exulto de alegria em minha herança!

–⁷Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
–⁸Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

=⁹Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranquilo;
–¹⁰pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

=¹¹Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Junto a vós, felicidade sem limites, aleluia.

7. No cântico que se segue, o presidente recita a antífona e o coro o Cântico.

3ª Ant. Ao nome de Jesus, nosso Senhor,
se dobre reverente todo joelho,
seja nos céus, seja na terra, aleluia.

CÂNTICO FL 2,6-11

Cristo, o Servo de Deus

=⁶Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

=⁷Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante.

= Reconhecido exteriormente como homem, †
⁸humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz.

=⁹Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome.

=¹⁰Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos.

=¹¹E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!'

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Ant. Ao nome de Jesus, nosso Senhor,
se dobre reverente todo joelho,
seja nos céus, seja na terra, aleluia.

LEITURA BREVE
CL 1,2b-6a

8. Um dos ministros auxiliares se levanta e se dirige ao ambão, de onde recita a leitura breve.

A vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve.

9. Depois, o presidente pode fazer uma brevíssima reflexão sobre a liturgia dominical.

RESPONSÓRIO BREVE

10. Após a leitura e/ou a reflexão, todos se levantam. O presidente prossegue com o responsório, ao qual todos respondem.


℣. Do nascer do sol até o seu ocaso,
* Louvado seja o nome do Senhor!
℟. Do nascer do sol até o seu ocaso,
* Louvado seja o nome do Senhor!

℣. Sua glória vai além dos altos céus.
℟. Louvado seja o nome do Senhor!

℣. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟. Do nascer do sol até o seu ocaso,
* Louvado seja o nome do Senhor!

CÂNTICO EVANGÉLICO
LC 1,46-55

11. O presidente recita a antífona e o coro o Cântico.

No início do primeiro verso após a antífona, todos fazem sobre si o sinal da cruz.

12. O presidente incensa a cruz e o altar. Depois, é incensado, bem como, o povo.

Ant. Ninguém pode fazer um milagre em meu nome
e logo em seguida falar mal também de mim.
Pois quem não é contra nós é a nosso favor.

A alegria da alma no Senhor

–⁴⁶A minha alma engrandece ao Senhor *
⁴⁷e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
–⁴⁸porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

–⁴⁹O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–⁵⁰Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

–⁵¹manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
–⁵²derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;

–⁵³saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
–⁵⁴Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–⁵⁵como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ninguém pode fazer um milagre em meu nome
e logo em seguida falar mal também de mim.
Pois quem não é contra nós é a nosso favor.

PRECES

13. Acabado o Cântico Evangélico, um outro dos ministros auxiliares se dirige ao ambão para recitar as preces. O presidente inicia com a introdução.

Demos graças a Deus que auxilia e protege o povo que escolheu como sua herança para que viva feliz. Recordando seu amor, aclamemos dizendo:
℟. Senhor, nós confiamos em vós!

1. Deus de bondade, nós vos pedimos pelo nosso Papa Francisco e pelos nossos bispos, protegei-os com o vosso poder e santificai-os com a vossa graça. ℟.

2. Confortai os doentes e tornai-os participantes da paixão de Cristo por seus sofrimentos, para que sintam continuamente a sua consolação. ℟.

3. Olhai com amor para os que não têm onde morar, e fazei que encontrem uma digna habitação. ℟.

4. Dignai-vos multiplicar e conservar os frutos da terra, para que a ninguém falte o pão de cada dia. ℟.

5. Pelos membros da nossa Comunidade, para que, celebrando seu Jubileu de 10 anos de missão e evangelização, renovem seu compromisso, louvem a Deus e O sirvam nos mais necessitados. ℟.

6. Envolvei com vossa misericórdia os que morreram, e dai-lhes um lugar no céu. ℟.

14. Concluindo, o presidente motiva à oração dominical:

Recolhamos agora nossos louvores e pedidos com as palavras do próprio Cristo, e digamos:

e prossegue com o povo, cantando.:

℟. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

ORAÇÃO

15. Terminado a oração dominical, o presidente diz:

Oremos.

E todos oram com o mesmo, por algum tempo, em silêncio.

Então o presidente reza a oração.

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
℟. Amém.

CONCLUSÃO DA HORA

16. Concluindo o ofício, dá-se a bênção final.

℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.

O presidente abençoa o povo dizendo:

℣. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
℟. Amém.

Então o presidente conclui.

℣. Ide em paz, este Ofício acabou.
Bendigamos ao Senhor.
℟. Graças a Deus.

17. E, como no início, todos se retiram.