Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Decreto - Suspensão do Uso de Ordens

DOM EVALDO CARDEAL HABSBURGO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
 NUNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL

Ao sacerdote Edgar Costa Vitali, incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, saúde e paz.

A vocação sacerdotal é, segundo veneráveis santos e sábios, um continuo processo de configuração a Cristo, onde o vocacionado tem por missão modelar sua vida de tal forma, a tornar-se um outro Jesus Cristo na vida de sua comunidade e sociedade. O Evangelho em certa ocasião nos diz: “Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles” (Lc 2,51).  Ser obediente é o mesmo que “escutar”, dar ouvidos. O termo obediência, tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta.  Jesus nessa passagem evangélica se justifica, mas obedece. O evangelista relata a consequência, no Filho, desta relação com Deus e da obediência aos Seus pais, descrevendo que Jesus “ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2,52).

No caso de Jesus, e também o que Deus espera de nós, não é uma obediência de submissão, passiva, de medo, mas de alguém que se coloca diante do Pai como amigo e reconhece a importância de escutar Sua voz e praticar Seus ensinamentos: “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24). No Sermão da Montanha, Jesus proclamou que “nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21). E o que é a vontade de Deus, se não que nos respeitemos e nos amemos uns aos outros ?

Chegou ao conhecimento deste organismo os repetidos casos de insubordinação e má educação do referido sacerdote, para com prelados da Igreja Católica. Comportamento que não condiz, com a vida de alguém que sabe escutar, obedecer e ser coerente com a Palavra escutada e anunciada. Considerando a postura do referido sacerdote, DECRETA-SE por meio deste, a suspensão das funções e prerrogativas eclesiásticas inerentes ao uso de ordem do sacerdote Edgar Costa Vitali, a partir desta data, pelo período de 5 dias, para fins educativos. Lhe incumbindo da participação de três celebrações eucarísticas presididas por nossos delegados, e da reza do santo terço por duas ocasiões, como assistente leigo. 

Sem mais, desejamos ao sacerdote que esse período afastado de suas funções como presbítero, seja frutuoso para a reavaliação de seus atos e seu comprometimento com o evangelho de Cristo. Recordando-se sempre que O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim” (João 15,5). 

Dado e passado no Palácio de Santa Tereza, residência de verão do Núncio Apostólico, aos 03 dias do mês de agosto, do ano do Senhor de 2024. 


Evaldo Card. Habsburgo
Núncio Apostólico para o Brasil