Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Exortação | Sanctos Pastores

 Prot. N002/2024

  ——————————
EXORTAÇÃO
“SANCTOS PASTORES”
——————————


DOM ANTÔNIO MATHEUS CARDEAL CARNEIRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREGADOR APOSTÓLICO DA CASA PONTIFÍCIA

aos veneráveis irmãos no episcopado, e a todos
que a esta lerem, graça e paz da parte de Deus, o Pai. 

1. É com grande tristeza no coração e na alma que escrevo estas palavras. Hoje fomos surpreendidos, como todos sabem, pela suspensão de alguns irmãos do Sacro Colégio Episcopal de nossa Comunidade. Dói-me na alma saber que, dentre vinte e quatro irmãos, onze deles, por diversos motivos, abandonaram seus ministérios. No entanto, é meu dever destacar alguns pontos, para que esta calamidade não se repita e, caso ocorra, em menor grau.

2. Um grande autor da época do barroco e notável Padre da Igreja, Padre Antônio Vieira, em seu sermão sobre Santo Antônio, afirmou: "O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm o ofício de sal, qual será, ou qual pode ser, a causa desta corrupção? [...] Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; [...] Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si mesmos e não a Cristo;" [1]

3. As palavras proferidas por Padre Vieira, sobre sermos o sal da terra, são perfeitamente aplicáveis ao que ocorreu hoje. Vós, meus irmãos, perdestes o sabor, tornastes insípidos vossos santos ministérios como pregadores da palavra e sacerdotes do reino. Não pretendo investigar os motivos dos fatos, mas é evidente este aspecto e o mesmo deve ser revisado.

4. Entendo que muitas vezes podemos nos sentir desanimados quando os padres não participam de nossas celebrações, ou até mesmo nossos irmãos bispos. Mas digo-vos algo: mesmo que ninguém venha às vossas celebrações, celebrai e meditai na santa palavra de Deus em vossas vidas, utilizando as celebrações, muitas vezes solitárias, como fortalecimento da fé e conhecimento da palavra de Deus.

5. Aproveitando a oportunidade, esforçai-vos também por viver uma vida de oração, pois "Quem reza se salva, quem não reza se condena." (Santo Afonso Maria de Ligório) A oração é o combustível que nos move nos momentos mais difíceis da caminhada e nos dá ânimo para realizar nossas atividades cotidianas, seja na Comunidade ou em nossas vidas pessoais.

6. Lembrai também a quem estamos servindo em nosso trabalho, servimos unicamente a Cristo Jesus, e a forma pela qual o fazemos, isto é, pregando a palavra de Deus, através deste meio virtual, um serviço que temos prestado há dez longos anos.

7. Por fim, caros irmãos, peço-vos que aproveitem este tempo pascal, tempo de renovação de espírito e de vida, e com Cristo Ressuscitado, renovem vossos ministérios, purificando-os no sangue do Cordeiro. Lembrai-vos por último que "Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se há de fazer é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado por todos." [2]

8. Rogo à Santíssima Virgem Maria, Mãe da Alegria e dos Prazeres, que interceda por todos vós e vos dê ânimo para prosseguir na caminhada eclesial.

 Roma, Palácio Apostólico, a 01 de abril,
do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2024.

+ Antônio Matheus Card. Carneiro
Pregador Apostólico

[1] VIEIRA, Antonio. Sermão de Santo António aos Peixes. [S. l.: s. n.], 1682.
[2] 
VIEIRA, Antonio. Sermão de Santo António aos Peixes. [S. l.: s. n.], 1682.