PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
Ao querido irmão João Carlos Bulcão, eleito bispo
da diocese de Overland-Monte Carlo e a todos que a esta lerem ou
desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Quando, na ordenação episcopal, recebemos a plenitude do sacerdócio, nos arrogamos também a plenitude do serviço, que passa a ser o espelho do serviço do Senhor: o pastor. Ele "conduz o rebanho com cuidado, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo"[1]. Sendo nós o reflexo do próprio Deus em meio a Igreja Militante, necessariamente nos obrigamos a ser como Davi, que corre atrás do leão que raptou a ovelha e o golpeia até que morra[2], pondo-se em risco mortal por uma única ovelha.
Com a eleição de Dom Rikelme Feitosa a auxiliar de Roma, ficou vacante esta Igreja. E nós, cheios de ardor apostólico, desejamos que não fique muito tempo vacante esta cátedra tão dileta para nós, de modo que procuramos o quanto antes prover um novo pastor para a Igreja de Overland-Monte Carlo.
E vimos em ti, querido filho, os dotes necessários para bem desempenhar a missão apostólica frente desta Igreja. Já tendo exercido um ardoroso ministério a frente como auxiliar, mostrou-se pastor zeloso, preocupado e competente. Percebemos, então, que teus dons conviriam muito ao ofício de pastor desta Igreja particular. Por isso, após ouvir o parecer do colégio apostólico, te NOMEAMOS bispo diocesano de Overland-Monte Carlo, com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo.
Deves quanto antes tomar posse do teu ofício e do rebanho a ti confiado, ao qual deves zelar com amor de pai, a exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Exortamos, ainda, ao povo de Deus em Overland e Monte Carlo, que receba Dom João Carlos Bulcão como seu legítimo pastor, o tenham em devida estima, como aquele que vos serve. Por fim, confiamos o ministério de Dom João Carlos e toda a Igreja Overland-MC à intercessão da Virgem Maria, a Senhora da Imaculada Conceição, e aos santos padroeiros, e dos apóstolos Pedro e Paulo.
Dado e passado em Roma, aos vinte e um dias do mês de dezembro, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs