PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
ao querido irmão Cícero Guilherme Ravelli, eleito bispo
auxiliar da Arquidiocese de Salvador e a todos que a esta
lerem ou
desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Escutar atentamente ao chamado do Senhor é fazer-se instrumento de seu amor divino. Servir ao próximo é o nosso chamado enquanto cristãos. Portanto é nossa salvação seguir seus preceitos com amor e dedicação.
Ao contemplar as exigências pastorais da Arquidiocese de Salvador, julgamos prudente e favorável designar um Bispo auxiliar para colaborar com o Bispo Arquidiocesano na execução de suas responsabilidades pastorais. Após devida análise do parecer do Dicastério para os Bispos, é com notável confiança que identificamos em ti, estimado irmão, a capacidade necessária para assumir tal ministério.
Portanto, respaldados por nossa autoridade apostólica e considerando a orientação do Dicastério para os Bispos, é com imenso contentamento que nomeamos-te para assumir a função de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Salvador, no Brasil, atribuindo a ti todas as responsabilidades e deveres inerentes a este sagrado compromisso.
Sem nada mais a acrescentar, dedique-se à missão a ti confiada e, de acordo com o cânone 405, §2, assista com solicitude pastoral ao Bispo Arquidiocesano no governo da diocese. Que Maria, modelo vocacional, interceda por ti ao seu filho, para que, auxiliado com as graças do Bom Pastor e seguindo seu exemplo, sejas um fiel trabalhador de sua messe.
Dado e passado em Roma, aos doze dias do mês de dezembro, do ano do
Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs