PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
ao querido irmão João Paulo Soares, eleito bispo auxiliar
da Prelazia de Tessália e a todos que a esta
lerem
ou desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
O pastor é enviado ao seu rebanho para distribuir bênçãos e transmitir amor aos que mais precisam e da palavra de Deus (Cf. Carta Apost. Episcoporum Institutiones, João Magno, 3, CCM). Ademais, é uma nobre incumbência confiada aos pastores assegurar que a autêntica fé brilhe de maneira perpétua, iluminando e fortalecendo ininterruptamente os corações dos fiéis.
Neste contexto, atentos às demandas da Prelazia de Tessália e as respondendo, cogitamos designar-te, estimado irmão, para exercer esse múnus, no qual se destacam sobremaneira tuas habilidades pastorais, sólida compreensão doutrinária, prudência e caridade.
Assim sendo, munidos de nossa autoridade apostólica e ponderando a consulta ao Dicastério para os Bispos, é com grande satisfação que nomeamos-te como bispo auxiliar da Prelazia de Tessália, conferindo-te todas as responsabilidades e deveres inerentes a tão sagrado encargo.
Ademais, caro irmão, instigamos-te, por meio desta missão confiada, a cooperar de maneira fiel com o bispo diocesano, considerando o que se está escrito no cânone 405, §2; e a depositar total confiança em Deus, pois, como sabemos, "nem a morte, nem a vida, [...] nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8,39).
Dado e passado em Roma, aos doze dias do mês de dezembro, do ano do
Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs