Ao venerável irmão João Paulo Soares, até aqui Bispo Diocesano de Nossa Senhora da Conceição de Monte Carlo, eleito Bispo-Auxiliar da Diocese de Roma,
saúde e bênção apostólica.
No pleno uso de nossa suprema autoridade apostólica e no direito indelével de resguardar as ovelhas presentes no aprisco do Senhor, somos imbuídos, por graça da Divina Providência, de prover novos pastores para o serviço do povo de Deus. Por isso, tendo em conta o pedido recebido da parte de nosso estimado irmão Dom Antônio Matheus Carneiro, Vigário de Sua Santidade para a cidade de Roma, de mais um colaborador, julgamos necessário, portanto, a nomeação de um ministro idôneo e capacitado para este encargo.
De tal modo, venerável irmão, fostes visto com o dotes necessários, isto é, o empenho pastoral e o grande esmero pelas atividades com o rebanho do Senhor, para assumir esse ofício. Sendo assim, obtendo da Congregação para os Bispos o parecer favorável da sua nomeação, no uso das chaves apostólicas, que do apóstolo Pedro herdamos, NOMEAMOS-TE Bispo-Auxiliar da Diocese de Roma com todos os direitos e deveres anexos a esta titulação outorgados pelo Código de Direito Canônico.
Por fim, dileto irmão, reclamamos sobre ti o balsamo do Espírito Paráclito, para que venha com os ricos dons do céu e, por eles ajudado, tu sejas forte para apascentar os fiéis a ti conferidos pela Divina Providência, para que eles mesmos cresçam na fé, na esperança e na caridade, esforçando-se comunitariamente para ouvir e difundir a palavra de Deus como luz e sal da terra.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no décimo sétimo dia do mês de julho do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso pontificado.
+ PAULUS Pp. II
Eu o subscrevi,