AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Pietro Rohr Almeida, até aqui
presbítero incardinado na Diocese de Roma, Chefe do
departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice,
eleito Arcebispo Titular de Urbisaglia, saudação e bênção apostólica.
Por intermédio da cruz sublime e do sacrifício redentor de Jesus Cristo, Ele se manifesta aos seres humanos como o Senhor supremo, o encontro vivo e transcendental com o próprio Deus. Nessa união sublimada e celestial, encontramos uma esperança inigualável, uma força transformadora capaz de transpor todas as tribulações e vicissitudes da existência, pois ela possui um poder indômito que renova vidas e revoluciona o mundo de dentro para fora, assim como salientou, com profundidade, o amado e venerável Papa Bento XVI em sua obra Spe Salvi, 4.
Com o objetivo primordial de facilitar o acesso a esse mistério salvífico e divino do Deus vivo, na Prefeitura da Casa Pontíficia, que ficou vaga após a abnegada emeritação do Venerável Irmão Júlio Hoffman Sarto, torna-se absolutamente imperativo nomear um sacerdote de excelência, dotado de virtudes excepcionais, para assumir o digníssimo episcopado nesse ofício. E é justamente por essa sublime razão que nos dirigimos a ti, dileto filho, reconhecendo a tua habilidade notável no tocante às questões administrativas, o teu conhecimento, a tua caridade inestimável e sublime, a tua humildade, bem como o teu labor pastoral eficiente e admirável, principalmente o destacado e inigualável serviço prestado à amada Igreja em Overland, em suas missões ad experimentum. A nosso ver, és a pessoa mais adequada, plena de virtudes, para acolher e abraçar esse sagrado ministério que, com amor incondicional e plena confiança, depositamos em tuas mãos.
Portanto, com base na plenitude de nossa autoridade apostólica, resguardada pelo parecer do Colégio Apostólico, te nomeamos e constituímos como Arcebispo Titular de Urbisaglia, conferindo-te todos os direitos e deveres pertinentes a esse elevado e nobilíssimo ofício, em estrita conformidade com as disposições e preceitos do direito, e dispensamos as normativas do Motu Proprio Episcoporum Institutiones
Deverás receber a sagrada ordenação episcopal dentro da sublime cidade apostólica de Roma, por nossos mãos e preces, sendo observadas com zelo e diligência as sagradas normas litúrgicas estabelecidas. Contudo, anteriormente a isso, deves realizar a solene profissão de fé e o juramento de fidelidade perante nosso Vigário, antes de receberdes a sagrada ordenação.
Desejamos, com fervor e intensidade, que exerças o teu ministério episcopal, com a graça divina e sob a proteção amorosa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Salus Popoli Romani, à qual te confiamos, com devoção plena e total entrega.
Dado e passado em Roma, junto do Bem-Aventurado Apóstolo Pedro, no Palácio de Latrão, aos vinte dias do mês de junho, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ PAVLVS PP. II
Pontifex Maximvs