Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Anúncio | II Jornada Mundial da Juventude



ANÚNCIO DA II
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Aos diletos jovens presentes na Comunidade Católica de Minecraft.

————————————————

Roma, Palácio Apostólico, 19 de junho de 2023.

     Queridos Jovens,

Sinto muita alegria em estar mais uma vez entre vós para anunciar a celebração da 2ª Jornada Mundial da Juventude, que será sediada no Rio de Janeiro no mês de setembro deste ano. No meu diálogo convosco, com efeito, esta jornada ocupa um lugar privilegiado, porque me oferece a feliz oportunidade de dirigir a palavra aos jovens não só de um país, mas de todo o mundo minecraftiano, para dizer a todos e a cada um de vós que o Papa vos olha com muito amor e muita esperança, que vos escuta com muita atenção e quer corresponder às vossas expectativas mais profundas.

A Jornada Mundial da Juventude de 2023 terá como ponto central a conversão do coração, como nosso lema “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo” (Fp 3,12) e com o Tema: Conversão e santidade: caminhos que levam aos Céus. Por conseguinte, deverá tornar-se para todos vós, uma nova, mais amadurecida e mais profunda descoberta de Cristo na vossa vida.

Ser jovens constitui já por si uma riqueza singular, própria de cada um dos jovens. Esta riqueza consiste, entre outras coisas, na dimensão de muitas descobertas importantes. Cada um e cada uma descobre em si mesmo a própria personalidade, o sentido da própria existência, a realidade do bem e do mal. Descobrem também todo o mundo que vos circunda – o mundo dos homens e o mundo da natureza. Ora, entre estas numerosas descobertas não deve faltar uma, que é de importância fundamental para cada ser humano: a descoberta pessoal de Jesus Cristo. Descobrir Cristo sempre de novo e sempre melhor é a aventura mais maravilhosa da nossa vida. Portanto, por ocasião da próxima Jornada Mundial, desejo propor a cada um e a cada uma de vós algumas questões muito importantes e indicar-vos as respostas.

Como não ficar admirado ante esta perspectiva instigante? O homem – um ser criado e limitado, antes, um pecador – está destinado a ser filho de Deus. Como não exclamar juntamente com São João: “Vede com que amor nos amou o Pai, ao querer que fôssemos chamados filhos de Deus. E, de fato, somo-lo!” (1Jo 3,1)? Como permanecer indiferente diante deste desafio do amor paterno de Deus, que nos convida a uma comunhão e conversão de vida tão profunda e íntima? Olhemos para a cruz de Cristo, como centralidade de nossa conversão, renovação e de uma busca incessante pela santidade.

Prezados jovens, não vos pareça estranho se o Papa vos indica uma vez mais a cruz como caminho de vida e de felicidade autêntica e de plena conversão. A Igreja acredita e confessa desde sempre que somente na cruz de Cristo há salvação.

A espalhada cultura do efêmero, que atribui valor àquilo que agrada e parece belo, quereria fazer acreditar que para ser feliz é necessário eliminar a cruz. Apresenta-se como ideal um sucesso fácil, uma carreira rápida, uma sexualidade desvinculada do sentido de responsabilidade e, enfim, uma existência centrada na afirmação do próprio ser, com frequência sem respeito pelo próximo.

Porém, estimados jovens, abri bem os olhos: este não é o caminho que faz viver, mas a senda que faz precipitar na morte. Diz Jesus: “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á” (Lc 9,24). Jesus não nos engana: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se a si mesmo?” (Lc 9,25). Com a verdade das suas palavras, que parecem ásperas, mas tornam o coração repleto de paz, Jesus revela-nos o segredo da vida autêntica.

Por conseguinte, não tenhais medo de caminhar ao longo daquela vereda que o Senhor foi o primeiro a percorrer. Com a vossa juventude, imprimi no nosso meio digital, que agora tem início, o sinal da esperança e do entusiasmo típico da vossa idade. Se permitirdes que a graça de Deus atue em vós e se corresponderdes à seriedade no vosso compromisso quotidiano, fareis destes novos tempos um tempo melhor para todos.

Que a paz e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês. É com grande alegria que nos reunimos na Jornada Mundial da Juventude, para celebrar a nossa fé, partilhar experiências e nos fortalecermos na caminhada cristã.

Que este encontro possa ser um momento de renovação interior, de fortalecimento da nossa esperança e da nossa coragem para seguir o caminho que nos foi traçado por Cristo. Que possamos nos unir como irmãos em Cristo, superando barreiras culturais, linguísticas e geográficas, para juntos construirmos um futuro melhor para nossa Igreja e para o mundo.

Que a presença do Espírito Santo nos ajude a sermos testemunhas vivas da verdade e do amor, em nossa vida cotidiana e em nossa comunidade. Que, a partir desta Jornada Mundial da Juventude, possamos nos comprometer a viver mais intensamente a nossa fé, a construir um mundo mais justo e fraterno e a testemunhar o Evangelho em todas as circunstâncias.

Juntamente convosco caminha Maria, Mãe do Senhor, a primeira dos discípulos, que permaneceu fiel aos pés da cruz, de onde Cristo nos confiou a Ela como seus filhos. E acompanhe-vos também a Bênção apostólica, que vos concedo do íntimo do coração.



 Papa Paulo II
Pontífice Máximo