Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Demissão | Câmara Apostólica

——————————
DEMISSÃO
MEMBROS DA CÚRIA ROMANA
——————————

DOM PIETRO ALBUQUERQUE CARDEAL FERRAZ
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA

Aos que este lerem, graça e paz da parte de Deus, o Pai.

Tendo chegado ao fim do pontificado do Papa João e, consequentemente, o inicio da Vacância Apostólica, em cumprimento das normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis:

13. Por morte do Pontífice, todos os Responsáveis dos Dicastérios da Cúria Romana, quer o Cardeal Secretário de Estado quer os Cardeais Prefeitos quer os Presidentes Arcebispos, bem como os Membros de tais Dicastérios cessam o exercício das suas funções. Excetuam-se o Camerlengo da Santa Igreja Romana e o Penitenciário-Mor, que continuam a despachar os assuntos ordinários, submetendo ao Colégio dos Cardeais o que deveria ser referido ao Sumo Pontífice. 

Do mesmo modo, segundo a normativa pastoral, o Cardeal Vigário Geral para a diocese de Roma não cessa as suas funções durante a vacância da Sé Apostólica, como também não as cessa, no que é da sua jurisdição, o Arcipreste da Basílica do Vaticano.”

Assim, no uso de nossa autoridade e faculdades estabelecidas pelo Direito, demitimos todos aqueles que trabalham nos organismos da Cúria Romana, em todos os Dicastérios Pontifícios, além dos membros da Família Pontifícia.

Excetuam-se deste ato aqueles que pelo Direito estão impedidos, conforme legislação acima publicada. Aos demais, rendemos graças a Deus e agradecemos pelo empenho nos trabalhos prestados. Deve-se agora rezar em intenção da eleição do novo Pontífice, pedindo a Deus que seja solícito para com o Santo Conclave, concedendo-nos um novo papa.

Despeço-me invocando as mais copiosas bênçãos e graças de Deus e a proteção da Virgem Santíssima.

Roma, no décimo segundo dia do mês de abril, do ano
do Senhor de 2023, no tempo da Sé Vacante.