CARTA APOSTÓLICA
EM FORMA DE MOTU PROPRIO
“VOCATUM AD FIDEM ”
PELA QUAL SE CONSTITUI O
CONSELHO DE CARDEAIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A todos que esta lerem ou desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica.
1. “É bom louvar ao Senhor e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo; proclamar, de manhã, a vossa misericórdia, e, durante a noite, a vossa fidelidade, com a harpa de dez cordas e com a lira, com cânticos ao som da cítara, pois vós me alegrais, Senhor, com vossos feitos; exulto com as obras de vossas mãos.” (Sl 91, 2-5).
2. Entre as sugestões que emergiram durante as Congregações Gerais dos Cardeais que precederam o Conclave, contava-se a conveniência de instituir um grupo estreito de Membros do Episcopado, provenientes das diversas partes do mundo, que o Santo Padre pudesse consultar, individualmente ou de forma coletiva, sobre questões particulares. Quando fomos eleito à Sede romana, tive a ocasião de refletir várias vezes sobre este assunto, considerando que tal iniciativa teria sido de notável ajuda para desempenhar o ministério pastoral de Sucessor de Pedro que os irmãos Cardeais nos quiseram confiar.
3. Por este motivo, a vinte e quatro de abril passado, anunciamos a constituição do mencionado grupo indicando, simultaneamente, os nomes dos que tinham sido chamados a fazer parte dele. Agora, depois de uma reflexão madura, consideramos oportuno que este grupo, mediante o presente Motu Proprio, seja instituído como um “Conselho de Cardeais”, com a tarefa de nos ajudar no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de novos caminhos para evangelização. Ele será composto pelas mesmas pessoas precedentemente indicadas, as quais poderão ser interpeladas, quer como Conselho quer individualmente, sobre as questões que vez por vez consideraremos dignas de atenção.
4. O mencionado Conselho, que em relação ao número dos componentes configuraremos do modo que resultar mais adequado, será uma ulterior expressão da comunhão episcopal e do auxílio ao munus petrinum que o Episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer.
5. Tudo isto já posto, nomeamos para o Conselho de Cardeais:
I. Dom Henrique Azevedo Cardeal Gänswein:
• Vigário Geral da Diocese de Roma - IT.
II. Dom Ryan Dias Cardeal Alcântara:
• Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Salvador - BR.
III. Dom Júlio Hoffman Cardeal Sarto:
• Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador - BR.
6. Aos veneráveis irmãos, agradecemos pelo serviço e disponibilidade à Santa Igreja, e rogamos sobre vós, por intercessão da Virgem Santíssima, as copiosas bênçãos do Deus todo-poderoso.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos vinte e oito dias do mês de abril, do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ PAULUS PP. II
Pontifex Maximus