IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto irmão João Paulo Soares, até aqui
Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, nomeado Bispo
Prelado da Prelazia de Tessália, e a todos que desta
tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica
Recorrendo ao diligente cuidado por todas e cada uma das comunidades dispersas por toda parte, desejamos dar início aos serviços da Santa Igreja, presente na Prelazia recém criada de Tessália, que até o presente, se encontra em vacância, necessitada de um novo pastor para que possa organizá-la e estruturá-la.
Sabendo perfeitamente que para este ofício os mais aptos são aqueles mais dotados não só pelas virtudes, mas também pelo zelo pastoral, pensamos em ti, dileto irmão, para dirigir aquela recém criada comunidade Prelatícia.
Portanto, tendo ouvindo o parecer do Colégio Apostólico, usando de nosso poder e autoridade apostólica, nomeamos-te Bispo Prelado da supracitada Prelazia, com todos os direitos e obrigações inerentes ao cargo que vos é confiado.
Com todo empenho, deves trabalhar para a edificação do Reino de Deus nesta nova Prelazia. Deves, também, fazer com que tornem conhecida esta nomeação e te recebam e reconheçam como novo pastor, aqueles que serão designados para essa nova terra de missão.
A eles, filhos diletos, paternalmente exortamos-vos que recebam-o como Pastor, e estejam unidos a ele pelos vínculos da caridade, da unidade e da obediência, como em verdadeira comunhão.
Finalmente, venerável irmão, te encorajo ao estudo pastoral para a salvação das almas, e para esta comprovada solicitude, te dediques ao bem desta comunidade, donde serás para eles, clero e povo, verdadeiro pastor, a exemplo de Cristo que apascenta as ovelhas e sacrifica a vida por elas (Cf. Jo 10,11).
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, a sete de fevereiro do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.