IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto irmão Pietro Albuquerque Ferraz,
até aqui Bispo Diocesano da Diocese de Monte Carlo
nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de
São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, e a todos que desta
lerem ou desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Deus chama os fiéis, especialmente por meio da pregação dos Bispos, para a luz admirável do Evangelho, para que cresçam em graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nós costumamos prestar uma especial atenção às Igrejas desprovidas de seus pastores, concedendo às mesmas, tanto quanto possível, dignos e bons Bispos.
Tendo sido eregida recentemente a Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, sendo que esta necessita de um Arcebispo, dirijo o meu olhar para ti, estimado irmão, que, como até aqui estás a desempenhar bem o múnus episcopal junto da Igreja de Deus presente em Monte Carlos, e manifestas dotes e virtudes convenientes, em bom direito, pareceu-nos apto para ser posto à frente daquela comunidade Primacial de Salvador.
Por isso, tendo ouvido o parecer do Colégio Apostólico, usando de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te ao ofício de Arcebispo Metropolitano da supracitada Arquidiocese, Primaz do Brasil, com todos os direitos e obrigações inerentes a este mesmo ofício segundo o Direito Canônico.
Confiando a ti esse ofício, estimado irmão, rogamos a Deus para que conceda a ti ser abrasado no ardor da caridade e em tempo algum faltar ao povo que deve ser beneficiado, o qual, conduzido pelo teu exemplo e prontidão, em nenhuma debilidade humana deixe de confiar nas promessas do Pai misericordioso, ao mesmo tempo que à justificação para os pecadores, dignificação para os desamparados, imortalidade para os mortais.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos vinte e oito dias do mês de fevereiro, do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.