IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao diletíssimo irmão Pietro Albuquerque Ferraz,
Bispo Prelado da Prelazia de Nossa Senhora da Conceição
de Monte Carlo, nomeado Cardeal da Santa Igreja Romana, e a
todos que destas nossas letras apostólicas lerem ou desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica, da parte de Deus, o Pai.
Em nosso diligente trabalho pela perene tarefa da Igreja de salvaguardar as almas a nós confiadas, somos imbuídos, por graça do Espírito Santo, com as mais variadas tarefas sagradas. Assim, notando a necessidade de novos homens para compor o Sacro Colégio Cardinalício desta Sé de Pedro, cientes das necessidades presentes na Cúria Romana, vimos em ti, venerável irmão, a idoneidade para o exercício da dignidade cardinalícia, o dotado conhecimento das ciências pastorais e a profunda experiência na piedade e no múnus evangelizador.
Por isso, ouvindo a deliberação do Decanato do Colégio dos Cardeais, no solene uso de nossa autoridade apostólica sucedida do apóstolo Pedro, de quem somos detentores do múnus, te nomeamos Cardeal da Santa Igreja Romana, na ordem dos bispos, da Sé titular de Porto-Santa Rufina, com todas as prerrogativas impostas a tal encargo. Assim, deves receber, em nossa presença, as insígnias próprias de tal titulação - barrete, solidéu, anel, bula e a Sé titular.
Sem mais, nesta nova missão rogamos a ti que sejas manso e humilde na tua pastoralidade, não perdendo a essência missionária e de total entrega de São Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Cf. Gl 2,20).
Finalmente, venerável irmão, exortamos-te no caminho do trabalho e na dedicação constante a Mãe Igreja, a fim de que seus frutos sejam empenhados a salvação e guia fecundo do rebanho do Senhor.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, a dezenove de janeiro do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.