DOM FRANCYSCO JOSÉ CARDEAL FLORINDO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
DECRETO DE REABILITAÇÃO AO ESTADO CLERICAL
A todos os que lerem ou tomarem conhecimento deste decreto, saúde e paz.
Cristo, único mediador, estabelece e continuamente sustenta sobre a terra, como um todo visível, a Sua Santa Igreja, comunidade de fé, esperança e amor, por meio da qual difunde em todos a verdade e a graça. Porém, a sociedade organizada hierarquicamente, e o Corpo místico de Cristo, o agrupamento visível e a comunidade espiritual, a Igreja terrestre e a Igreja ornada com os dons celestes não se devem considerar como duas entidades, mas como uma única realidade complexa, formada pelo duplo elemento humano e divino. Apresenta por esta razão uma grande analogia com o mistério do Verbo encarnado. Pois, assim como a natureza assumida serve ao Verbo divino de instrumento vivo de salvação, a Ele indissoluvelmente unido, de modo semelhante a estrutura social da Igreja serve ao Espírito de Cristo, que a vivifica, para o crescimento do corpo.
Assim como Nosso Senhor Jesus Cristo em sua imensa misericórdia sempre está disposto a nos receber novamente, também a sua Santa Igreja está disposta a receber seus filhos de volta à casa de Deus. O Sr. Matheus Moura Ferreira Ratzinger manifestou a vontade de servir mais uma vez o Senhor por meio do sacerdócio, contribuindo com este apostolado no serviço da Igreja para Deus. E nós, tendo analisado sua caminhada individual caminhadas, o vimos digno para o retorno ao presbiterado neste santo serviço.
Diante disto, decretamos a REABILITAÇÃO do mesmo ao segundo grau do Sacramento da Ordem, confiantes na misericórdia de Deus para com esse filho. Rogo ao Senhor para que siga fielmente o vosso sacerdócio com o desejo de amar sempre mais a Igreja e a Deus. Que a infinita misericórdia de Cristo nos cumule sempre mais, para que continuemos esta missão no qual fomos chamados, mesmo indignos. Ainda, o enviamos para compor o Clero da Arquidiocese de Aparecida - SP, Brasil.
A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor.
Dado e passado em Brasília - DF, Brasil, aos 04 de setembro de 2022.