Aprouve o colégio episcopal, reunido na noite do dia 04 de setembro, em reunião Extraordinária, voltar-se à situação do, até então, irmão na púrpura Dom Evaldo Cardeal Habsburgo e Dom Eduardo Cardeal Costa Vale, até aqui privados por nossos antecessores de justa documentação que ateste seu afastamento do colégio dos purpurados. Dado o desenrolar da reunião, que tratou também de outras questões, por unanimidade o Colégio decidiu, pois, exonerá-los de suas atribuições cardinalícias. E a Dom Eduardo Costa Vale, acrescenta-se também a exoneração do estado episcopal, estando assim, vinculado ao exercício do segundo grau da ordem, o presbiterado. Através destas letras cumpro o dever e direito de tornar pública a decisão tomada.
Sendo assim, utilizando das faculdades conferidas a nós, DECRETAMOS a EXONERAÇÃO de Dom Evaldo Cardeal Habsburgo do Sacro Colégio Cardinalício, e Dom Eduardo Cardeal Costa Vale do Sacro Colégio Cardinalício, como também do terceiro grau da ordem, estando posto como sacerdote da Igreja, estando disposto às jurisdições da Congregação para o Clero.
Por fim, rogamos a São Paulo, apóstolo, para que possa se dignar interceder pelos nossos clérigos, a fim de que todos possam, à luz do Espírito Santo e da ação evangelizadora, confiar na Igreja como estrutura mística e casta do Senhor.
Dado em Roma, aos quatro dias do mês de setembro, do Ano de Nosso Senhor de dois mil e vinte e dois, primeiro de nosso Pontificado.