Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

NOMEAÇÃO/EXONERAÇÃO

 


IOANNES EPISCOPUS

SERVUS SERVORUM DEI

BULA DE NOMEAÇÃO PARA MESTRE DE CERIMÔNIAS E EXONERAÇÃO DE PRELAZIA


Por meio da liturgia, “exerce-se a obra da nossa redenção” (Concílio Vaticano II, Sacrosanctum Concilium, 2). Assim como foi enviado pelo Pai, Cristo enviou os apóstolos para anunciarem a redenção e “realizarem a obra de salvação que proclamavam, mediante o sacrifício e os sacramentos, em torno dos quais toda a vida litúrgica gira” (Sacrosanctum Concilium, 6).

Para o serviço Litúrgico, são colaboradores no serviço ao Santo Padre os Cerimoniários, que o ajudarão em suas funções. 

Compete ao Mestre de Cerimonias acompanhar o Santo Padre nas cerimônias papais, prestando a ele o serviço próprio de sua função, treinar e ensaiar todos os participantes em cada uma das suas funções litúrgicas; prover para que tudo esteja preparado para as celebrações especiais. 

Deste modo, havemos por bem constituir e decretar a nomeação, como de fato nomeamos para o serviço de Mestre de Cerimonias Pontifícias o Reverendíssimo Côn. Guilherme Alves, com as atribuições próprias do serviço a ele confiado, em comunhão com a Santa Mãe Igreja e os documentos que regem estes ministérios, em especial, o Estatuto do Corpo de Cerimonários, aprovado canônicamente por meu venerável Predecessor, o Papa Pio IV. Decretamos também, a vossa admissão na Prelazia de Honra do Papa, tendo em vista o cargo a qual exercerá na Cúria Romana.

Junto a este, respondemos ao pedido do Reverendíssimo Mons. Pedro Augusto, que como de fato já o fizemos, o exoneramos da Prelazia de Honra do Papa, bem como de todos os diretos instantes a tal título.

Agradecemos ao Pe. Pedro por todo e empenho e dedicação com o qual trabalhou esse tempo em que passou pela Prelazia de Honra e no Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no décimo sétimo dia do mês de julho de dois mil e vinte e dois, primeiro de meu Pontificado.